Como fazer a prova de vida do INSS digital? Passo a passo completo!

Projeto piloto da prova de vida digital no INSS convoca novos segurados. Nessa terça-feira (23), o Instituto Nacional do Seguro Social informou que está recrutando novos 5,3 milhões de brasileiros para participarem dos testes de atualização do Meu INSS. Aqueles que estavam com o cadastro atrasado no órgão, receberam SMS para fazer a atualização virtual. Entenda os detalhes.

Como fazer a prova de vida do INSS digital? Passo a passo completo! (Imagem: Google)

A prova de vida do INSS normalmente é feita nas agências bancárias. O cidadão deve comparecer até uma unidade onde esteja vinculado e apresentar seu documento oficial com foto.

No entanto, com a pandemia do novo coronavírus esse procedimento ficou inviabilizando, obrigando a previdência a desenvolver uma adaptação online.

Prova de vida digital pelo INSS

Para poder dar continuidade a atualização de cadastro da população, o INSS passou a criar um programa de biometria facial dentro do Meu INSS. Ao acessar o aplicativo o cidadão deve posicionar a câmera de seu celular em seu rosto e assim comprovar a titularidade do seu benefício.

No entanto, a atividade ainda está em fase de teste e apenas grupos específicos podem utiliza-la. Desde 2020 o órgão vem convocando alguns segurados para poder validar o projeto piloto. Nesse momento, novos 5,3 milhões de aposentados foram chamados.

O convite tem sido feito através de mensagens enviadas por SMS ou email. No texto, o órgão esclarece que o cidadão deve acessar o Meu INSS para tentar o procedimento, dando o passo a passo para a realização da atualização.

É válido ressaltar que aqueles que não fizerem a prova de vida online não poderão ter o benefício cortado.

Como fazer a prova de vida digital

  1. Entre no Meu INSS pelo celular
  2. Ao se conectar deverá visualizar a mensagem “Chegou a hora de fazer a sua prova de vida. Faça agora, pelo celular, sem precisar sair de casa”. Embaixo estará outra mensagem: “Instale o Meu gov.br”. Clique e instale e ferramenta.
  3. Entre no aplicativo Meu gov.br e clique em “Autorizações”. Selecione a autorização marcada como pendente e clique em “Autorizar”
  4. Será feita a pergunta: “Deseja aceitar a autorização?”; clique em “Realizar Validação”
  5. Em seguida, vá em “Permitir” para que o aplicativo acesse a câmara do seu celular
  6. Será solicitado o número de um documento de identidade, informe-o e clique em “Prosseguir”
  7. Aparecerão dicas para fazer a prova de vida, que são: fique em um ambiente iluminado e sem ninguém atrás ou do seu lado; deixe o rosto à mostra, sem óculos ou uso de chapéu; o celular deve estar na frente do rosto
  8. Aparecerá um círculo em torno do seu rosto. Mantenha o rosto no centro desse círculo e aguarde cerca de 40 a 60 segundos para a conclusão da biometria digital
  9. Se estiver tudo certo, aparecerá a mensagem “Validação Facial realizada com sucesso”
  10. Clique em OK e o procedimento estará pronto

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.