Como fazer a prova de vida do INSS digital? Passo a passo completo!

Projeto piloto da prova de vida digital no INSS convoca novos segurados. Nessa terça-feira (23), o Instituto Nacional do Seguro Social informou que está recrutando novos 5,3 milhões de brasileiros para participarem dos testes de atualização do Meu INSS. Aqueles que estavam com o cadastro atrasado no órgão, receberam SMS para fazer a atualização virtual. Entenda os detalhes.

Como fazer a prova de vida do INSS digital? Passo a passo completo! (Imagem: Google)

A prova de vida do INSS normalmente é feita nas agências bancárias. O cidadão deve comparecer até uma unidade onde esteja vinculado e apresentar seu documento oficial com foto.

No entanto, com a pandemia do novo coronavírus esse procedimento ficou inviabilizando, obrigando a previdência a desenvolver uma adaptação online.

Prova de vida digital pelo INSS

Para poder dar continuidade a atualização de cadastro da população, o INSS passou a criar um programa de biometria facial dentro do Meu INSS. Ao acessar o aplicativo o cidadão deve posicionar a câmera de seu celular em seu rosto e assim comprovar a titularidade do seu benefício.

No entanto, a atividade ainda está em fase de teste e apenas grupos específicos podem utiliza-la. Desde 2020 o órgão vem convocando alguns segurados para poder validar o projeto piloto. Nesse momento, novos 5,3 milhões de aposentados foram chamados.

O convite tem sido feito através de mensagens enviadas por SMS ou email. No texto, o órgão esclarece que o cidadão deve acessar o Meu INSS para tentar o procedimento, dando o passo a passo para a realização da atualização.

É válido ressaltar que aqueles que não fizerem a prova de vida online não poderão ter o benefício cortado.

Como fazer a prova de vida digital

  1. Entre no Meu INSS pelo celular
  2. Ao se conectar deverá visualizar a mensagem “Chegou a hora de fazer a sua prova de vida. Faça agora, pelo celular, sem precisar sair de casa”. Embaixo estará outra mensagem: “Instale o Meu gov.br”. Clique e instale e ferramenta.
  3. Entre no aplicativo Meu gov.br e clique em “Autorizações”. Selecione a autorização marcada como pendente e clique em “Autorizar”
  4. Será feita a pergunta: “Deseja aceitar a autorização?”; clique em “Realizar Validação”
  5. Em seguida, vá em “Permitir” para que o aplicativo acesse a câmara do seu celular
  6. Será solicitado o número de um documento de identidade, informe-o e clique em “Prosseguir”
  7. Aparecerão dicas para fazer a prova de vida, que são: fique em um ambiente iluminado e sem ninguém atrás ou do seu lado; deixe o rosto à mostra, sem óculos ou uso de chapéu; o celular deve estar na frente do rosto
  8. Aparecerá um círculo em torno do seu rosto. Mantenha o rosto no centro desse círculo e aguarde cerca de 40 a 60 segundos para a conclusão da biometria digital
  9. Se estiver tudo certo, aparecerá a mensagem “Validação Facial realizada com sucesso”
  10. Clique em OK e o procedimento estará pronto

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.