Desde o dia 13 de fevereiro, os servidores concursados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) estão em greve. Por conta desta paralização, parte dos serviços não podem ser realizados presencialmente. Apesar desta limitação, a população do estado conta com alguns serviços online.
Apesar da paralização feita pelos servidores concursados do Detran-RJ, os trabalhadores comissionados e terceirizados seguem trabalhando com atendimento à população. Sendo assim, alguns serviços ainda são oferecidos, como os de identificação civil.
Por volta de três mil servidores concursados do departamento aderiram à greve. Os funcionários realizaram a paralização em busca de melhores condições de trabalho. Os profissionais também indicam insatisfação pela estrutura nos postos e pelas constantes mudanças de diretoria.
Mesmo diante da situação atual, a população do Rio de Janeiro conta com diversos serviços que podem ser acessados pela internet. Por meio do site do Detran-RJ, as funcionalidades podem ser encontradas com mais praticidade.
Serviços online oferecidos pelo Detran-RJ
Por conta da pandemia de covid-19, o departamento tem ampliado os serviços online. Ao acessar o site do Detran-RJ, a população pode acessar diversos serviços relacionados ao veículo, habilitação e identidade. Confira as funcionalidades presentes no site:
Veículo
- Licenciamento Anual
- Transferência de Propriedade
- Compra e Venda
- 2ª Via do CRV ou CRLV
- IPVA – Orientações
- Alteração de Características
Habilitação
- Renovação da Habilitação
- 1ª Habilitação
- Troca de Permissão para CNH
- 2ª Via da CNH
- Mudança de Categoria
- Exames
Identificação Civil
- Agendamento de Carteira de Identidade
- 1ª via da Identidade
- 2ª via da Identidade
- Carteiras: Extravio / Roubo / Furto
- Solicitação de Atestado de Antecedentes
- Validar Atestado / Certidão / Ofício
Além destas funcionalidades, os moradores do Rio de Janeiro podem contar com outros recursos no site. Ao acessar algum dos serviços, o órgão indicará os procedimentos a serem realizados
Para tornar o acesso mais práticos aos serviços, o órgão pretende lançar um aplicativo para celular. A novidade está prevista para ser lançada ainda este ano, segundo o presidente do Detran, Adolfo Konder, em entrevista a O Dia.
A ideia seria de tornar o departamento estadual mais digital, mais acessível e menos burocrático.