Detran-RJ lançará em breve aplicativo com todos os serviços e funções do órgão

Novidades para os motoristas do Rio de Janeiro. Nessa semana, o presidente do Detran estadual, Adolfo Konder, informou que o órgão estará lançando um aplicativo de celular para que a população consiga resolver seus serviços online. A ferramenta já está em fase de teste e deverá ficar disponível em breve.

CRLV Digital vira obrigação dos motoristas em 2021; emita o seu!
CRLV Digital vira obrigação dos motoristas em 2021; emita o seu! (Imagem: Fernanda Alves/Detran-RS)
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Com a pandemia do novo coronavírus, muitos serviços passaram a ser digitalizados evitando assim o deslocamento até unidades presenciais do Detran. Atentos ao crescimento das demandas virtuais, o órgão informou que vem desenvolvendo um aplicativo exclusivo para os cariocas.

Digitalização no Detran RJ

O órgão espera que, por meio do app, a população consiga resolver suas pendências de trânsito de forma mais simples e prática, garantiu o gestor:

“Essa é a ideia central: facilitar a vida do usuário, desburocratizar os procedimentos e processos e fazer com que ele resolva as coisas sem precisar ir ao posto. Além disso, já temos o documento do carro digital, os agendamentos para os serviços são feitos pelo site”.

Adolfo reforçou ainda que nesse momento já há uma série de resoluções sendo feitas online, como a marcação, por e-mail, de serviços como a devolução de taxas, averbação de CNH estrangeira, baixa de restrição de veículo, regularização do motor, certidão de inteiro teor e perícia médica.

Serviços ainda não retomados

No que diz respeito as atividades que obrigatoriamente devem ser feitas presencialmente, o gestor afirmou estar trabalhando para a regularização dos atendimentos.

Para ele, o momento é de prioridade a segurança dos servidores do Detran e público a ser recebido, tendo em vista a permanência da pandemia.

“Em veículos e habilitação, estamos em cerca de 80% da normalidade, por causa da pandemia e dos protocolos de saúde. Na identificação civil, estamos retomando gradativamente o atendimento, mas ainda temos regularizações a fazer. O novo pessoal está sendo treinado. Atualmente, já estamos com 32 postos abertos, além das três unidades do Poupa Tempo. Gradualmente as coisas irão se normalizar. E o novo normal também passa pela digitalização”, explicou.

A previsão é de que o novo aplicativo, juntamente com o site, seja lançado ainda no primeiro semestre deste ano.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.