A Prefeitura do Rio está desenvolvendo um programa com linhas de microcrédito com o intuito de auxiliar as micro e pequenas empresas cariocas que foram atingidas pelos impactos econômicos causados pela pandemia.
O programa será de responsabilidade da Fomenta Rio, agência de fomento do município, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico Chicão Bulhões. A meta é atingir R$ 20 milhões em recursos, que serão oriundos de parcerias com empresas privadas.
Existem duas possibilidades que estão sendo estudadas para colocar o programa em funcionamento. Umas delas é a utilização de linhas de crédito já existentes do Sicoob.
A outra é a criação de um fundo de investimento de direitos creditórios (FIDC). Como isso ainda não foi definido, os detalhes a respeito das taxa de juros, valores disponíveis para empréstimos e carência ainda não foram divulgados. O secretário deseja discutir uma parceria com o Sebrae para o programa.
Redes sociais podem ajudar a impulsionar sua empresa
Com as pessoas cada vez mais conectadas, as empresas estão apostando e muito nas redes sociais para divulgar seus produtos e serviços. As pequenas empresas também entraram neste movimento e a presença delas cresceu 70% no final de 2020.
O WhatsApp é usado por 84% das pequenas empresas que trabalham on-line; o Instagram tem 54% de penetração; e o Facebook, 51%. A pandemia foi uma incentivadora do uso destas plataformas.
- Dicas de especialistas para as empresas nas redes sociais
- Utilize todas as redes possíveis, mas foque nas mais usadas (WhatsApp, Facebook e Instagram)
- Acompanhe os resultados das postagens através das estatísticas, comentários, curtidas, ganho/perda de seguidores
- Elabore postagens que vão além de ofertas, mostrando bastidores, processos de produção e quais são os valores da empresa
- Humanize sua linha do tempo nas redes. Os clientes gostam de saber quem está por trás do perfil, então o próprio dono pode aparecer nos posts
- Sempre faca uma nova postagem, mas cuidado com os excessos. A cada 10 posts, apenas 2 de ofertas
- Redobre o cuidado com o visual. Os posts devem seguir um padrão com paleta de cores definida, formato de foto e fontes. Assim, sua marca será lembrada automaticamente nas publicações
- Invista em posts pagos, caso queira mais agilidade no crescimento do negócio. Esse tipo de ação ajuda a atingir seu público-alvo