PIX lança a partir de junho NOVA função em parceria com os comércios

Em meio ao grande número de adeptos do sistema Pix, o Banco Central (BC) anunciou novidades para este ano. A partir de junho a nova solução de pagamentos possibilitará o saque de dinheiro em espécie nos comércios presenciais.

Pix lança a partir de junho nova função em parceria com os comércios
PIX lança a partir de junho NOVA função em parceria com os comércios (Imagem: Google)

De acordo com a informação concedida ao UOL, o Banco Central planeja lançar este recurso ainda no primeiro semestre deste ano. Por meio deste recurso, o usuário que possuí saldo em conta poderá efetuar uma transferência para o lojista por meio do Pix. E assim, realizar o saque do valor em espécie.

Esta operação acontecerá de forma parecida com uma compra tradicional. No momento em que chegar a um caixa, o usuário indicará ao atendente que deseja retirar o dinheiro pelo sistema Pix.

A medida possibilitará a melhor gestão de caixa do lojista. Os comerciantes também terão a vantagem de terem mais segurança, pois poderão diminuir a ida aos bancos para realizar depósitos. Além disso, o novo recurso poderá tornar o cliente menos dependente do uso de caixas eletrônicos e agências.

A função de sacar dinheiro em estabelecimentos foi anunciada inicialmente pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em junho do ano passado.

Novidades do sistema Pix para 2021

Diante do grande uso pela população, o Banco Central anunciou um cronograma para este ano com novidades para o Pix. As novidades previstas para 2021 são:

  • Saque, que possibilitará ao cliente mais opções de obter dinheiro em espécie;
  • Inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis pelo sistema Pix;
  • Integração dos aplicativos das instituições com a lista de contatos nos smartphones, de forma a tornar a identificação das pessoas que aparecem nos contatos e possuem o celular como chave;
  • Possibilidade de devolução ágil de recursos pela instituição recebedora, em casos de suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes do sistema de pagamento;
  • Pix por aproximação, de forma tornar mais prática a iniciação de um transação para atender casos de uso específico;
  • Iniciador de pagamentos, com desenvolvimentos que seguirão o cronograma estabelecido no Open Banking. Esta medida possibilitará que os iniciadores se tornem participantes do sistema.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.