Vacinação da COVID-19 será suspensa no Rio de Janeiro por falta de matéria

Cronograma de vacinação contra o novo coronavírus é interrompido no Rio de Janeiro. Nessa semana, o prefeito Eduardo Paes (DEM) informou que, partir dessa quarta-feira (17), os profissionais de saúde deverão parar de aplicar as vacinas na população. O motivo da suspensão foi a falta de insumos e distribuição de novas doses. Entenda como fica o calendário.

Vacinação da COVID-19 será suspensa no Rio de Janeiro por falta de matéria (Imagem: Google)
Vacinação da COVID-19 será suspensa no Rio de Janeiro por falta de matéria (Imagem: Google)

Para os idosos e profissionais de saúde que estavam nas filas de vacinação contra o novo coronavírus no Rio de Janeiro as notícias não são positivas. Devido a falta de novas doses do medicamento, a campanha ficará suspensa ao longo dos próximos dias.

De acordo com o prefeito, o governo federal deverá enviar novas doses da CoronaVac, concedida pelo Instituto Butantan. A previsão é de que o lote chegue na próxima segunda-feira (22) e a partir de então o calendário volte a ser aplicado.

“Recebi a notícia de que não chegaram novas doses. Teremos que interromper amanhã a nossa campanha. Hoje vacinamos pessoas de 84 anos e amanhã de 83. Estamos prontos e já vacinamos 244.852. Só precisamos que a vacina chegue. Nova leva deve chegar do Butantan na próxima semana”, afirmou Eduardo Paes em seu perfil nas redes sociais.

“Havia a expectativa de chegada de mais doses, isso não aconteceu, quando o secretário de Saúde informou isso pela manhã eu já fiz a comunicação de que teríamos que suspender na quarta-feira. E há uma expectativa de entrega de doses por parte do Butantan na semana que vem. Assim que as doses chegarem, a gente retoma. A gente quer acelerar isso”, completou Paes.

Reajustes no calendário oficial de vacinação da COVID-19

Diante da paralisação, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz afirmou que o calendário deverá ser atrasado. Isso implica dizer que quem estava com a vacinação prevista para essa semana, deve ser remarcado para a seguinte e assim por diante.

“Infelizmente, a gente vai ter que interromper o calendário, voltar para o calendário original, porque a gente antecipou uma semana o calendário no Rio”, disse Soranz.

Quando a vacinação for retomada a prioridade permanecerá sendo concedida para idosos com mais de 60 anos, garantiu o gestor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.