Araraquara adota lockdown após detectar nova variante da COVID-19

Novas variantes do coronavírus foram identificadas e três cidades do interior de São Paulo, passaram a praticar medidas mais severas para reduzir a contaminação. A prefeitura de Araraquara, por exemplo, decretou lockdown por 15 dias após confirmar a circulação de duas variantes do vírus. 

publicidade
Araraquara adota lockdown após detectar nova variante da COVID-19
Araraquara adota lockdown após detectar nova variante da COVID-19 (Imagem Google)

Em Jaú, região central do estado, a prefeitura confirmou a mesma variante de Manaus em amostra de três pacientes com a covid-19. Também houve um registro da variante em Águas de Lindóia.

Araraquara 

De acordo com o decreto da prefeitura, a circulação de carros, bicicletas e pessoas pela cidade que contém 283 mil habitantes, fica restringida a partir de hoje, 15, até 1º de março.

publicidade

Só será permitida as idas aos serviços essenciais ou em casos de necessidade comprovada. As igrejas, templos, clubes recreativos e desportivos ficam proibidos de abrir nestes próximos 15 dias. 

O comércio considerado essencial só pode funcionar até as 20h e com utilização de senhas. Os postos de combustíveis devem fechar a partir das 19h. Quem descumprir as regras fica sujeito a multa que varia de R$120 a R$6 mil reais.

Por conta do crescimento de casos de coronavírus na cidade, a prefeitura ampliou o horário de atendimento em seis unidades de saúde, que fechavam às 17h, para até as 20 horas.

“Araraquara vive o pior momento da pandemia. Mutações do coronavírus foram identificadas em nosso município. O alerta é de grau máximo”, comunicou o prefeito Edinho Silva (PT).

As variantes britânica e brasileira do coronavírus foram detectadas em 11 das 16 amostras enviadas ao Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, vinculado à Universidade de São Paulo (USP). 

Os exames foram remetidos para o Instituto Adolfo Lutz para confirmação. O prefeito já informou o achado ao Centro de Contingência da Covid-19 do governo de São Paulo.

publicidade

Evolução da Covid na cidade 

Nos 12 primeiros dias deste mês, a cidade obteve o maior número diário de mortes pela doença desde o começo da pandemia. O pior dia foi a última sexta, 12, com seis mortes  em apenas 24 horas. 

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Também foi registrado recorde de casos (123,5 em média por dia) e em número de pacientes internados (184).

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.