Nova chamada em aberto para a CNH Social em Goiás. Nessa semana, o governo estadual informou que estará selecionando 3 mil cidadãos para participar do programa de habilitação gratuita. Os interessados deverão se cadastrar pela internet, atendendo aos critérios exibidos abaixo.
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o Detran de Goiás estará realizando uma nova seleção para a inclusão na CNH Social.
Nessa edição, serão concedidas 3 mil vagas para os motoristas que desejarem tirar a carteira de habilitação nas categorias A ou B, a adição das categorias A ou B ou a mudança de B para D.
Como se candidatar na CNH Social
As informações de candidatura e cadastro ficarão disponíveis no site do Detran, a partir desta terça-feira (16). Entre os informes, serão solicitados documentos de identificação social, comprovante de renda e residência. Ao todo, a seleção contará com as seguintes 3 modalidades, sendo elas:
- Estudantil: os estudantes devem ter entre 18 e 25 anos, estar com cadastro ativo no CadÚnico, ter cursado e concluído o ensino médio na rede pública estadual. Para esta modalidade, um dos critérios de desempate será a nota média apurada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
- Modalidade urbana: é preciso saber ler e escrever, ser inscrito no CadÚnico e morar em cidade.
- Modalidade rural: é preciso morar na zona rural, estar inscrito no CadÚnico e saber ler e escrever.
Além disso é importante ressaltar que os candidatos não tenham tentado participar do projeto nos últimos 12 meses e não apresentem nenhum histórico de infração de trânsito.
Benefícios
Aqueles selecionados terão o direito de tirar a Carteira Nacional de Habilitação de forma 100% gratuita.
Isso implica dizer que o Detran não cobrará ainda pelo Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular e agendamentos de provas teórica e de exame prático.
No que diz respeito aos exames médicos e psicológicos, serão realizados em parceria com os servidores do Detran sem a aquisição de taxas.
Por fim, o cidadão terá ainda o direito de fazer o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes.