Banco do Brasil entra em greve! Veja como ficam os atendimentos nesta quarta (10)

Os funcionários do Banco do Brasil aprovaram a decretação de uma greve nacional, através de uma assembleia pela internet, em decorrência das medidas colocadas pela administração do banco. A greve acontece hoje, 10, e os serviços serão paralisados em agências de todo o país.

Banco do Brasil entra em greve! Veja como ficam os atendimentos nesta quarta (10)
Banco do Brasil entra em greve! Veja como ficam os atendimentos nesta quarta (10) (Imagem Google)

Os empregados do Banco do Brasil querem garantir junto à diretoria da instituição, a abertura ao diálogo e de negociação acerca das medidas que estão inclusas no plano de restruturação que foi anunciado no dia 11 de janeiro.

Este plano prevê o fechamento de 112 agências e a demissão de 5 mil funcionários.

“Com a paralisação do dia 29 de janeiro e com a decretação agora do estado de greve, os bancários e bancárias do BB demonstram disposição de resistir e lutar, apesar de toda pressão, ameaças e perseguição da direção do banco”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários no DF, Kleytton Morais.

“Os trabalhadores não sucumbem diante da instauração do terror com descomissionamentos e descensos. E mostram que, com unidade, é possível vencer o medo e derrotar a política do atraso implementada pelo governo da dupla Guedes-Bolsonaro”, complementou.

Bolsonaro chegou a cogitar a demissão do presidente do Banco do Brasil, André Brandão, por conta da repercussão da medida, porém desistiu após um pedido de Paulo Guedes, ministro da Economia.

Kleytton, presidente do sindicato, espera que o banco esteja aberto a debater a restruturação com as representações dos funcionários nos próximos dias, em um encontro mediado pelo Ministério Público do Trabalho.

“Estamos jogando nossas forças no processo de mobilização e vamos travar uma luta sem tréguas, com nova paralisação e um calendário de atividades para os próximos dias.”

“E vamos seguir com iniciativas que coloquem a sociedade e suas representações, inclusive as institucionais, como MPT, no nosso campo de luta, ao nosso lado, em defesa do BB e dos seus trabalhadores”, disse a secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos funcionários do BB, Marianna Coelho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.