Banco do Brasil mira no agronegócio com criação de agências especializadas no setor

Em seis estados, os produtores rurais podem contar com o atendimento especializado do Banco do Brasil (BB). Até o fim do mês de março, a instituição financeira pretende abrir 14 agências que serão voltadas para o agronegócio.

Banco do Brasil mira no agronegócio com criação de agências especializadas no setor
Banco do Brasil mira no agronegócio com criação de agências especializadas no setor (Imagem: Sérgio Lima/Poder360)

As novas agências vão funcionar nas cidades de: Rio Verde (GO), Sorriso (MT), Dourados (MS), Cascavel (PR), Maringá (PR), Londrina (PR), Ponta Grossa (PR), Ijuí (RS), Santa Maria (RS), Passo Fundo (RS), Araçatuba (SP), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP).

Hoje, o banco só possui 4 agências deste tipo que ficam em: Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Campo Grande (MS) e Campo Mourão (PR).

Além disso, o banco vai intensificar o atendimento realizado por gerentes especializados em agronegócio, com reforço de 276 profissionais voltados para o setor.

De acordo com a instituição financeira, o número de clientes com atendimento especializado vai saltar de 158 mil para 227 mil.

O banco concentra 55,2% do crédito rural no país. Até o mês de setembro de 2020, de acordo com os dados mais recentes, o total de crédito do banco voltado para o agronegócio somava R$ 190,5 bilhões. O que corresponde a 26% da carteira de crédito total da instituição. 

Nos 12 meses que terminaram em setembro, o volume de crédito rural cresceu 4,2%.

Demissão voluntária no Banco do Brasil 

Em contra partida ao sucesso no setor de agronegócio, o banco abriu dois programa de Demissão Voluntária e prevê a adesão de cerca de 5 mil funcionários.

Foi anunciado ainda o fechamento de 361 unidades – 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento, no primeiro semestre de 2021.

Os programa possuem regulamentos específicos que determinam as regras para adesão.

O número final de adesões, assim como o impacto financeiro, serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão.

Quais são os programas?

  • Programa de Adequação de Quadros (PAQ), coma intenção de otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco. Assim como a opção de desligamento, o PAQ incentiva movimentações laterais para unidades onde existam vagas.
  • Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos e é específico para o incentivo ao desligamento, com limite de 5 mil adesões.