Escolher um consórcio de veículos considerando somente taxas não é o suficiente, pois as opções de consórcio no Brasil variam muito. Por isso, devem ser analisados também em relação ao tempo de contrato, o desejo do consumidor entre outros fatores.
Vamos imaginar que você está pretendendo comprar um carro no ano que vem. Sendo assim, o plano “A” pode ser uma boa escolha, já que seu prazo máximo de sorteio será de um ano.
A empresa deste plano cobra taxa “A” de administração. Por outro lado, a empresa “B”, cobra taxa mais barata, porém tem um tempo de contrato de 2 anos. Sendo assim, seu tempo de espera pelos valores pode ser maior do que você imaginava.
Isto mostra a importância de observar todas as especificações para escolher o melhor consórcio de carros. A decisão é pessoal, e varia segundo o objetivo e a situação atual do consumidor. Seja qual for a situação, preparamos algumas dicas ajudar a definir a opção mais indicada para você.
Cono funciona um consórcio
O funcionamento é parecido com uma poupança, em que várias pessoas contribuem. Quem gerencia o dinheiro é a administradora de consórcio. Todos os meses, a administradora faz o sorteio de cartas de crédito, e o consumidor sorteado recebe todo o valor de que precisa para a compra do seu automóvel.
Quem, por exemplo, adere a um consórcio de R$40 mil, vai pagar parcelas por um período definido em contrato. Ao fim do pagamento, essas parcelas resultarão no custo de R$40 mil, mais taxa de administração e de fundo reserva. Uma das principais vantagens do consórcio é que ele não cobra juros.
Ao quitar as parcelas corretamente, o consumidor está apto para participar dos sorteios. Quando for selecionado, ele recebe todo o valor de que precisa para a compra do veículo.
Após isso, ele deve continuar a pagar as suas prestações normalmente. A continuidade de pagamento será a responsável por reabastecer a poupança e garantir o sorteio de outras pessoas.
É importante ressaltar que o participante do consórcio pode ser sorteado a qualquer momento, do primeiro ao último dia do seu contrato. Sabendo disso, é fundamental ter apenas uma previsão de compra do veículo, e não uma necessidade imediata.
Qual consórcio escolher
Para começar, pesquise. Ao realizar a pesquisa e analisar várias opções, o consumidor tem maior chance de encontrar aquilo que se encaixa melhor com a sua necessidade.
Antes de fechar contrato, é extremamente importante ler todo o contrato. Se surgir alguma dúvida ou a não concordância com alguma condição, questione a operadora.
Além disso, a operadora deve ter registro no Banco Central do Brasil, algo que você pode consultar no site da entidade. Apenas esse registro autoriza a empresa a oferecer serviços financeiros no Brasil.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!