Como contratar consórcio de veículos? Entenda melhor opção!

Escolher um consórcio de veículos considerando somente taxas não é o suficiente, pois as opções de consórcio no Brasil variam muito. Por isso, devem ser analisados também em relação ao tempo de contrato, o desejo do consumidor entre outros fatores.

Como contratar consórcio de veículos? Entenda melhor opção!
Como contratar consórcio de veículos? Entenda melhor opção! (Imagem FDR)

Vamos imaginar que você está pretendendo comprar um carro no ano que vem. Sendo assim, o plano “A” pode ser uma boa escolha, já que seu prazo máximo de sorteio será de um ano.

A empresa deste plano cobra taxa “A” de administração. Por outro lado, a empresa “B”, cobra taxa mais barata, porém tem um tempo de contrato de 2 anos. Sendo assim, seu tempo de espera pelos valores pode ser maior do que você imaginava.

Isto mostra a importância de observar todas as especificações para escolher o melhor consórcio de carros. A decisão é pessoal, e varia segundo o objetivo e a situação atual do consumidor. Seja qual for a situação, preparamos algumas dicas ajudar a definir a opção mais indicada para você.

Cono funciona um consórcio

O funcionamento é parecido com uma poupança, em que várias pessoas contribuem. Quem gerencia o dinheiro é a administradora de consórcio. Todos os meses, a administradora faz o sorteio de cartas de crédito, e o consumidor sorteado recebe todo o valor de que precisa para a compra do seu automóvel.

Quem, por exemplo, adere a um consórcio de R$40 mil, vai pagar parcelas por um período definido em contrato. Ao fim do pagamento, essas parcelas resultarão no custo de R$40 mil, mais taxa de administração e de fundo reserva. Uma das principais vantagens do consórcio é que ele não cobra juros.

Ao quitar as parcelas corretamente, o consumidor está apto para participar dos sorteios. Quando for selecionado, ele recebe todo o valor de que precisa para a compra do veículo.

Após isso, ele deve continuar a pagar as suas prestações normalmente. A continuidade de pagamento será a responsável por reabastecer a poupança e garantir o sorteio de outras pessoas.

É importante ressaltar que o participante do consórcio pode ser sorteado a qualquer momento, do primeiro ao último dia do seu contrato. Sabendo disso, é fundamental ter apenas uma previsão de compra do veículo, e não uma necessidade imediata.

Qual consórcio escolher

Para começar, pesquise. Ao realizar a pesquisa e analisar várias opções, o consumidor tem maior chance de encontrar aquilo que se encaixa melhor com a sua necessidade.

Antes de fechar contrato, é extremamente importante ler todo o contrato. Se surgir alguma dúvida ou a não concordância com alguma condição, questione a operadora.

Além disso, a operadora deve ter registro no Banco Central do Brasil, algo que você pode consultar no site da entidade. Apenas esse registro autoriza a empresa a oferecer serviços financeiros no Brasil.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.