As provas previstas para acontecerem em 28 de fevereiro estão adiadas para 2 de maio. O vestibular da UERJ de 2021 terá apenas uma fase. Saiba mais agora!
O vestibular da UERJ de 2021 conta com 46.209 candidatos concorrendo a vagas, em 52 cursos distribuídos em 5 cidades cariocas.
Mudanças na UERJ em 2021
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro já havia mostrado ter sentido os efeitos da pandemia, já que não é o primeiro adiamento que a instituição faz.
Agora, as provas estão marcadas para 2 de maio e os estudantes não mais terão duas fases, apenas uma. Os candidatos terão que responder a uma prova com questões objetivas e uma redação.
Duas obras literárias estão mantidas no processo seletivo. Uma para a prova objetiva, “Triste fim de Policarpo Quaresma” “, de Lima Barreto e outra para a prova de redação “1984″, de George Orwell.
Os estudantes que já aguardavam pela data da prova não precisam fazer uma nova inscrição. No entanto, eles precisarão, futuramente, escolher entre a modalidade de coerência (se cotas ou ampla) e o curso em que pretende concorrer.
Cursos ofertados pela UERJ
Confira abaixo os 52 cursos oferecidos pela instituição e que estão distribuídos nas cidades de Rio de Janeiro, Petrópolis, São Gonçalo, Nova Friburgo, Duque de Caxias:
- Administração
- Arqueologia
- Ciências Atuariais
- Ciências Sociais
- Design
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Ambiental e Sanitária
- Engenharia Cartográfica
- Engenharia Civil
- Física
- Geografia
- Geologia
- Jornalismo
- Letras (com diversas línguas associadas ao português)
- Medicina
- Nutrição
- Oceanografia
- Odontologia
- Pedagogia
- Serviço Social
- Turismo
- Entre outros cursos.
A instituição deve ofertar 3 mil vagas ao longo de 2021, mas já noticiou que não irá aderir ao SiSU.
Os estudantes precisam aguardar a publicação do novo edital com as mudanças e o novo cronograma.
Por que o vestibular 2021 da UERJ foi adiado?
A decisão pelo adiamento foi tomada com base no parecer da Comissão para Acompanhamento e Suporte à Tomada de Decisão sobre a COVID-19 na Uerj.
A comissão foi formada para apoiar a instituição na tomada de decisões durante a pandemia.
No último parecer divulgado em 30 de janeiro, a recomendação foi pela manutenção dos trabalhos remotos e realização apenas de trabalhos essenciais presencialmente com limite de pessoas. Até o dia 28 de fevereiro as atividades não essenciais estão suspensas na UERJ.
Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.