SiSU 2021: Quando começam as inscrições com a nota do ENEM 2020?

Já tivemos as inscrições do FIES e ProUni, ambos sem uso da nota do ENEM 2020. Mas quanto ao SiSU 2021, que deve usar essa nota já na primeira seleção, as inscrições não serão nesse primeiro trimestre do ano.

SiSU 2021: Quando começam as inscrições com a nota do ENEM 2020?
SiSU 2021: Quando começam as inscrições com a nota do ENEM 2020? (Imagem/Reprodução: Google)

O SiSU 2021 é o único programa governamental de inserção de estudantes no nível superior que fará uso da nota do ENEM 2020 nesse primeiro semestre. Como afirmou o Ministério da Educação em comunicado:

“Em razão do adiamento da aplicação das provas do Enem de 2020, cujo resultado será divulgado em março de 2021, os processos seletivos do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), edições do 1º semestre de 2021, exigirão dos candidatos notas de edições do Enem anteriores à edição de 2020”.

Quando começam as inscrições do SiSU 2021?

“… o edital para o processo seletivo do Sisu, também referente ao 1º semestre de 2021, será publicado após a divulgação do resultado do Enem, em março, coincidindo com a conclusão do semestre letivo de 2020 de grande parte das instituições ensino superior públicas”, informou o MEC em nota.

Ou seja, a data de início das inscrições deve ser divulgada a partir de em 29 de março, data em que o resultado do ENEM 2020 deve ser divulgado. O que já se tem conhecimento é de que as inscrições devem iniciar em abril.

A espera pela divulgação da nota acontece porque o Sistema de Seleção Unificada fará uso dela.

Universidades que não vão aderir ao SiSU 2021

Por conta das datas do Sistema de Seleção Unificada, alteradas por conta mudança no calendário do ENEM 2020, algumas instituições superiores já demonstraram que não vão aderir a esse sistema de ingresso.

Confira abaixo a lista de universidades que não vão oferecer ingresso pelo SiSU 2021:

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Vale ressaltar que essa lista pode ser ainda maior, já que o prazo para as universidades aderirem ao SiSU 2021 ainda está aberto até 18 de fevereiro.

É importante seguir acompanhando as informações oficiais divulgadas pelas universidades em que se pretende ingressar.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.