2ª via IPVA RJ 2021: Passo a passo para emitir boleto de pagamento

Para realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021, os proprietários de veículos do Rio de Janeiro poderão ter acesso ao boleto de pagamento pela internet. Confira como emitir a 2ª via IPVA RJ 2021.

2ª via IPVA RJ 2021: Passo a passo para emitir boleto de pagamento
2ª via IPVA RJ 2021: Passo a passo para emitir boleto de pagamento (Imagem: Montagem/FDR)

Para este ano, foi oferecida a possibilidade de quitar o IPVA em cota única, com desconto de 3%, ou em três parcelas, mas sem desconto. No entanto, o pagamento em cota única não poderá mais ser feito.

Sendo assim, o calendário de vencimento do imposto vale somente para o pagamento parcelado. Os prazos variam conforme o número final da placa do veículo. A segunda parcela tem início no dia 22 de fevereiro para os veículos com as placas finalizadas em 0.

Como emitir a 2ª via IPVA RJ 2021

Os donos de veículos do Rio de Janeiro poderão ter acesso à guia de pagamento do imposto pelo Portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio e pelo site do Banco Bradesco.

Para que o contribuinte possa emitir a guia, será necessário informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O pagamento da Guia de Regularização de Débitos (GRD) deverá ser feito em dinheiro. O valor pode ser quitado em qualquer agência bancária.

O contribuinte poderá ter acesso ao boleto da taxa de licenciamento pelo site do Bradesco.

Calendário de vencimento do IPVA RJ 2021

Portal do IPVA

Como forma de auxiliar os contribuintes do estado, A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) lançou, recentemente, o Portal do IPVA. Por meio deste site, será possível encontrar serviços e informações relativas ao imposto.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile