Detran-RJ suspende emissão do licenciamento em papel; veja como baixar CRLV

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro, assim como em outros estados, não está mais realizando a emissão do licenciamento em papel-moeda. O Detran-RJ informa que os condutores devem baixar o CRLV digital.

Detran-RJ suspende emissão do licenciamento em papel; veja como baixar CRLV
Detran-RJ suspende emissão do licenciamento em papel; veja como baixar CRLV (Imagem: Reprodução/Google)

A partir deste ano, o Detran-RJ não irá mais emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) em papel-moeda. Dessa maneira, o órgão substituiu o documento impresso pela versão digital.

É importante lembrar que o documento era entregue ao condutor após a vistoria anual dos veículos que era realizada postos do departamento. Porém, devido à pandemia de Covid-19, a inspeção está suspensa desde o ano passado.

Sendo assim, mesmo sem a vistoria o proprietário do veículo precisa gerar o novo documento.

A emissão do CRLV Digital é realizada após o pagamento da Guia de Recolhimento de Taxas de R$ 219,37, que é quitada junto com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Calendário de pagamento do CRLV Detran-RJ

O calendário de pagamento do CRLV foi publicado na última quinta-feira (21) e informa que os proprietários de veículos com placas finalizadas em 1 ou 2 devem pagar o licenciamento até o dia 30 de setembro.

Os donos de veículos com o final de placa em 3, 4 e 5 terão até 31 de outubro para efetuarem o pagamento do licenciamento. Os carros e motos com placa terminada em 6, 7 e 8 terão o licenciamento vencido no dia 30 de novembro.

Por fim, quem possuir um veículo automotor com a placa terminada em 9 ou 0 poderá pagar o licenciamento anual até o dia 301 de dezembro. O pagamento é por meio da Guia de Recolhimento de Taxas que pode ser paga pela internet no Portal da Sefaz-RJ ou do Bradesco, precisando informar o número do Renavam.

Como baixar CRLV Digital

Após a Guia de Recolhimento de Taxas ser compensada o proprietário poderá baixar o CRLV Digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Denatran. O documento pode ser acessado em até cinco dispositivos. Siga os passos abaixo:

  • Faça o login no app Carteira Digital de Trânsito;
  • Selecione “Veículos”;
  • Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV;
  • Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.