INSS muda idade mínima para solicitação de aposentadoria; veja aqui!

Novas regras na solicitação das aposentadorias passam a valer. Para os brasileiros que desejarem ter acesso a previdência por meio da idade mínima é preciso ficar atento. O INSS informou que foram realizadas alterações em seu modelo de transição. A iniciativa é reflexo da reforma, aprovada desde novembro de 2019.

INSS muda idade mínima para solicitação de aposentadoria; veja aqui! (Imagem: Agência Brasil)
INSS muda idade mínima para solicitação de aposentadoria; veja aqui! (Imagem: Agência Brasil)

Os trabalhadores em fim de carreira que desejarem solicitar a aposentadoria por idade mínima precisam acompanhar as alterações nas regras de transição. Segundo o INSS, nesse momento há três modelos de validação do benefício, precisando ter ao menos 56 anos para poder ter acesso.

Sobre a aposentadoria por idade mínima

A categoria previdenciária é destinada para o cidadão que desejar encerrar sua jornada de trabalho levando em consideração o tempo de serviço prestado. Nesse caso, é preciso cumprir um período mínimo dentro do regime CLT para assim obter o valor necessário de contribuições.

Atualmente, quem for solicitar a idade mínima progressiva, por exemplo, precisa ter ao menos 61 anos e seis meses de idade (homens) e 56 anos e seis meses de idade (mulheres).

Detalhes sobre os tipos de solicitação previdenciária

A primeira modalidade disponível é a aposentadoria por idade mínima progressiva. Nesse caso, as trabalhadoras podem solicitar o benefício desde que tenham ao menos 56,5 anos, sendo 30 destinado a contribuições. Já os homens, devem ter ao menos 61,5 anos e 35 anos de contribuição.

No caso da aposentadoria por pontos, é possível acumular vantagens a partir do tempo de contribuição. Para esse grupo, as mulheres devem ter a soma da idade + anos de contribuição totalizando uma média de 87 pontos. Já os homens precisam contabilizar 97 pontos.

Por fim, há a aposentadoria por idade. Nesse caso, os trabalhadores devem completar 60,5 anos, sendo mulheres, e 65 anos para homens, mas ambos precisam obrigatoriamente ter ao menos 15 anos de contribuição.

Consultas no INSS

Para quem desejar consultar valores e tempo de concessão da aposentadoria, no Meu INSS é possível fazer uma previsão através da calculadora previdenciária. A ferramenta é gratuita e solicita apenas o histórico de trabalho do cidadão.

Caso queira obter mais informações sobre esse e outros serviços do INSS fique de olho em nossa página exclusiva da previdência.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.