INSS muda idade mínima para solicitação de aposentadoria; veja aqui!

Novas regras na solicitação das aposentadorias passam a valer. Para os brasileiros que desejarem ter acesso a previdência por meio da idade mínima é preciso ficar atento. O INSS informou que foram realizadas alterações em seu modelo de transição. A iniciativa é reflexo da reforma, aprovada desde novembro de 2019.

INSS muda idade mínima para solicitação de aposentadoria; veja aqui! (Imagem: Agência Brasil)
INSS muda idade mínima para solicitação de aposentadoria; veja aqui! (Imagem: Agência Brasil)

Os trabalhadores em fim de carreira que desejarem solicitar a aposentadoria por idade mínima precisam acompanhar as alterações nas regras de transição. Segundo o INSS, nesse momento há três modelos de validação do benefício, precisando ter ao menos 56 anos para poder ter acesso.

Sobre a aposentadoria por idade mínima

A categoria previdenciária é destinada para o cidadão que desejar encerrar sua jornada de trabalho levando em consideração o tempo de serviço prestado. Nesse caso, é preciso cumprir um período mínimo dentro do regime CLT para assim obter o valor necessário de contribuições.

Atualmente, quem for solicitar a idade mínima progressiva, por exemplo, precisa ter ao menos 61 anos e seis meses de idade (homens) e 56 anos e seis meses de idade (mulheres).

Detalhes sobre os tipos de solicitação previdenciária

A primeira modalidade disponível é a aposentadoria por idade mínima progressiva. Nesse caso, as trabalhadoras podem solicitar o benefício desde que tenham ao menos 56,5 anos, sendo 30 destinado a contribuições. Já os homens, devem ter ao menos 61,5 anos e 35 anos de contribuição.

No caso da aposentadoria por pontos, é possível acumular vantagens a partir do tempo de contribuição. Para esse grupo, as mulheres devem ter a soma da idade + anos de contribuição totalizando uma média de 87 pontos. Já os homens precisam contabilizar 97 pontos.

Por fim, há a aposentadoria por idade. Nesse caso, os trabalhadores devem completar 60,5 anos, sendo mulheres, e 65 anos para homens, mas ambos precisam obrigatoriamente ter ao menos 15 anos de contribuição.

Consultas no INSS

Para quem desejar consultar valores e tempo de concessão da aposentadoria, no Meu INSS é possível fazer uma previsão através da calculadora previdenciária. A ferramenta é gratuita e solicita apenas o histórico de trabalho do cidadão.

Caso queira obter mais informações sobre esse e outros serviços do INSS fique de olho em nossa página exclusiva da previdência.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.