Dicas para proteger sua conta do FGTS contra golpes e saques indevidos

Vazamento de dados preocupa milhares de brasileiros que tiveram o CPF expostos. Na última semana, descobriu-se que o sistema do Serasa registrou uma falha liberando informações confidenciais de mais de 223 milhões de pessoas. Entre as maiores preocupações da população, está a possibilidade de saques indevidos no FGTS.

Dicas para proteger sua conta do FGTS contra golpes e saques indevidos (Imagem: Google)
Dicas para proteger sua conta do FGTS contra golpes e saques indevidos (Imagem: Google)

Manter documentos como o número do CPF em privado é uma medida de segurança essencial. No entanto, tal realidade não está disponível para parte significativa da população.

Com o vazamento de informações no Serasa e outras empresas privadas, seguros como o FGTS passaram a ficar ameaçados.

Como segurar meu FGTS

Para quem está preocupado em ter liberações não autorizadas pelo FGTS, é preciso ficar atento. Uma das principais recomendações é instalar o aplicativo do programa para que diariamente você possa acompanhar o extrato do seu fundo de garantia.

Dessa forma, a qualquer mínimo indicio de transição irregular, é preciso acionar a Caixa Econômica Federal urgentemente informado que teve o documento fraudado.

Outra recomendação também importante é manter o CPF atualizado na Receita Federal. Esse procedimento é simples e pode ser feito diretamente no site da RF.

Basta informar seus dados de identificação pessoal como nome completo, e data de nascimento para validar seu registro.

Liberações pelo saque emergencial são uma ameaça

Diante das autorizações do governo federal para uma nova rodada de saques pelo FGTS nos próximos meses, é preciso ainda consultar se o cadastro não será feito indevidamente.

De modo geral, não há como travar a utilização do CPF no registro do benefício. No entanto, o titular deve monitorar para acionar a Caixa caso seja fraudado.

Sendo comprovado que o benefício foi retirado indevidamente, basta ir até uma agência do banco, apresentar o extrato da transação e informar que a mesma não foi realizada por você.

Os servidores deverão conferir o sistema de transições e na sequência devem dar início a devolução ou suspensão do saque.

A Caixa solicita que as vítimas do vazamento se mantenham de olho no app do FGTS, e estejam conectadas com seus portais de atendimento para que o andamento do processo seja feito o mais rápido possível.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.