Serasa e mais empresas sofrem MEGA vazamento de dados e você pode ser prejudicado

Milhares de brasileiros têm seus dados expostos na web. Nessa semana, foi descoberto que mais de 220 milhões de CPF’s foram publicamente disponibilizados mediante um vazamento do Serasa. O órgão responsável por acompanhar o índice de inadimplência da população, apresentou uma falha em seu sistema.

Serasa e mais empresas sofrem mega vazamento de dados e você pode ser prejudicado (Foto:Google)
Serasa e mais empresas sofrem mega vazamento de dados e você pode ser prejudicado (Foto:Google)

Nas últimas 24h muito tem se falado sobre o vazamento de dados registrado no sistema do Serasa. Milhares de brasileiros tiveram suas informações disponibilizadas na internet sem que houvesse um pedido de autorização.

Diante do caso, descobriu-se que não só no portal de dívidas, como em outras empresas, as informações individuais foram concedidas.

CPF cai na web via Serasa

Uma apuração breve pode revelar que entre os dados publicados estão os números do CPF, salário, escore de crédito, cheques sem fundos, números de telefones e mais. Todos os informes vêm sendo compartilhados publicamente e utilizados por quadrilhas para a realização de fraudes.

Há ainda informações também sobre cerca de 104 milhões de veículos, como os números das placas e até mesmo o tipo de combustível utilizado. Nesse caso, a liberação indevida foi feita por meio da PSafe, sendo até o momento uma das empresas que identificou o vazamento.

Se estou na lista, quais os riscos?

Especialistas em sistema de dados explicam que o principal risco do vazamento é este podem ser utilizados de má fé para serviços financeiros, compras, etc. A previsão é que diante do ocorrido o número de golpes cresça consideravelmente ao longo das próximas semanas.

Tem milhões de coisas que se pode fazer. De cometer crimes no seu nome até invadir a vida privada”, diz Andrea Willemin, advogada com experiência em proteção de dados.

Uma das soluções nesse momento inicial é passar a acompanhar diariamente os extratos bancários e faturas do cartão de crédito. Qualquer compra indevida deverá ser sinalizada e o titular precisa comprovar que não cedeu a autorização para tais transições.

Além disso, a advogada emite um alerta para que as pessoas parem de compartilhar os números de seus CPF’s nas redes sociais para a solicitação de serviços como o PIX.

Ela explica que o documento pode ser usado de forma indevida, resultando em dores de cabeça para seu titular.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.