Todas as formas de saque integral do FGTS sem demissão do trabalhador

Pontos-chave
  • Saiba todas as formas de sacar o valor integral do FGTS;
  • Conheça o aplicativo FGTS;
  • Passo a passo de como baixar e usar a plataforma.

O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) geralmente acontece quando o trabalhador é demitido sem justa causa, mas essa não é a única forma de realizar a ação. Doenças graves e aposentadoria, por exemplo, são outros pontos que permitem o saque do valor de forma integral.

Todas as formas de saque integral do FGTS sem demissão do trabalhador
Todas as formas de saque integral do FGTS sem demissão do trabalhador (Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Uma das possibilidades de saque integral do FGTS sem demissão do trabalhador é a rescisão de contrato motivado por força maior.

Geralmente ela é fruto de um incidente motivado por catástrofe natural e que atinja a empresa ou a casa do trabalhador, como deslizamento de barreiras em áreas precárias em períodos chuvosos, por exemplo.

Outra opção diz respeito ao trabalho avulso. Ela autoriza que trabalhadores que prestam serviços à várias empresas sem um vínculo empregatício possam sacar o FGTS caso seja feita a suspensão de um dos contratos devendo ser por período igual ou superior a três meses.

A aposentadoria também é um ponto que permite o saque integral. Esta, porém, é exclusiva ao grupo formado por aqueles que tem idade igual ou superior a 70 anos. O saque pode ser feito através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Como mencionado, doenças graves também permitem o saque integral. Entre o grupo de doenças “autorizadas” estão o câncer e HIV. Essa possibilidade se estende aos dependentes.

Nos casos de falecimento, o saque do recurso é autorizado aos dependentes do trabalhador que tenha falecido, como o cônjuge ou filhos. Empregados domésticos também podem solicitar o saque no caso da morte do empregador.

Quem tem mais de três anos de trabalho sob o regime do FGTS também pode sacar o valor integral para a compra da casa própria.

O profissional que está há mais de três anos sem assinar a carteira de trabalho, ou seja, desempregado, também pode solicitar o saque integral.

Por fim, trabalhadores contratados temporariamente, como acontece bastante em datas festivas em que as vendas aumentam – no Natal, por exemplo, podem fazer o saque após o encerramento do contrato.

Todas as formas de saque integral do FGTS sem demissão do trabalhador
Todas as formas de saque integral do FGTS sem demissão do trabalhador (Imagem: Reprodução / Google)

Aplicativo FGTS

Aprenda no passo a passo como baixar e usar o aplicativo do FGTS:

  • Na loja de aplicativos do seu celular, busque por “FGTS”. O aplicativo é gratuito para os sistemas operacionais Android e iOs;
  • Clique em instalar e abra o aplicativo;
  • Selecione a opção “Cadastre-se”;
  • Preencha todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e cadastre uma senha de acesso;
  • A senha deve ser numérica, com seis dígitos. Para quem já usava o aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes. Nunca compartilhe a senha do seu aplicativo com terceiros;
  • Após a inclusão dos dados, clique no botão “Não sou um robô” para garantir a autenticidade do processo;
  • Aguarde receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado por você mesmo durante o cadastro;
  • Acesse e clique no link que foi enviado;
  • Abra o aplicativo e informe o CPF e senha previamente cadastrados;
  • Após o Login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional;
  • Após responder as perguntas, é preciso ler e aceitar as condições de uso do aplicativo, clicando em concordar. Esta é a última etapa. Então, você está apto a navegar na plataforma.

No caso de problemas com o aplicativo, a Caixa Econômica Federal orienta que o usuário entre em contato com o banco através dos seguintes números de telefone: 3004-1104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0104 (demais regiões).

Vale lembrar que o aplicativo autoriza a realização de saque de valores liberados por rescisão de contrato de trabalho e saque imediato, solicitação de outras modalidades de saque com upload de documentos.

E ainda, indicação de conta de qualquer banco para recebimento do crédito do saque, consulta de saldos, extratos e outros serviços na palma da mão sem sair de casa.