Como usar o FGTS para diminuir valor do financiamento da casa própria?

Valor de financiamentos imobiliários podem ser reduzidos por meio do FGTS. O cidadão que estiver pagando as parcelas de sua casa própria deve ficar atento, pois há a possibilidade de amenizar a cobrança mensal através do Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço. Abaixo, saiba como consultar as contas ativas e inativas para liberar tais transições.

publicidade
Como usar o FGTS para diminuir valor do financiamento da casa própria? (Imagem: Google)
Como usar o FGTS para diminuir valor do financiamento da casa própria? (Imagem: Google)

O mutuário de financiamentos do SFH (Sistema Financeiro da Habitação) pode recorrer ao FGTS para reduzir o valor total das parcelas de seu imóvel.

O procedimento é frequentemente utilizado como uma forma de antecipar a prestação de contas da casa própria. Além de minimizar a cobrança, é possível usar integralmente o fundo de garantia.

publicidade

Como usar o FGTS no financiamento?

O primeiro passo a se fazer é consultar o valor total do saldo presente no Fundo de Garantia. Para isso, o cidadão pode baixar o aplicativo do FGTS, e por meio da utilização de seu CPF conferir o montante registrado em sua conta.

Ciente do quanto poderá investir, a próxima etapa deve ser realizada no aplicativo Habitação Caixa. A ferramenta permite que seja feito um cruzamento de dados entre o FGTS e o valor do financiamento para assim determinar a quantia e valor das parcelas.

Outra opção também de consulta e informação é através dos números 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0505 (demais cidades) e digitar a opção 7. Nesse caso, o atendimento vem sendo feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Informes sobre a amortização do valor

Uma vez em que sabe o saldo de seu FGTS, o cidadão passa a ter o direito de pedir a redução no valor do financiamento. Normalmente, esse tipo de contrato é feito da seguinte forma: o valor total do fundo de garantia é investido no financiamento e a quantia restante (se houver) passa a ser dividida e quitada mês a mês.

Há também a possibilidade de utilizar apenas metade dos recursos do FGTS e quitar o restante. Todos os informes sobre essa negociação são determinados pela Caixa Econômica Federal e o segurado titular do FGTS.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Para mais informações sobre o uso do fundo de garantia ou financiamentos, fique de olho em nosso portal.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!