Calendário de pagamentos para Bolsa Família e saque do FGTS em 2021

Pontos-chave
  • Governo libera novos calendários de pagamento em fevereiro;
  • Segurados do Bolsa Família são inclusos no Caixa Tem;
  • Saque aniversário iniciará nova rodada para dois grupos.

Governo federal anuncia novos calendários de pagamento para o mês de fevereiro. A partir desta segunda-feira (01) o ministério da economia e o ministério da cidadania passam a organizar as liberações do Bolsa Família e do saque aniversário pelo FGTS para milhares de brasileiros. Ambos os projetos já tiveram as datas de recebimento disponibilizadas.

Calendário de pagamentos para Bolsa Família e saque do FGTS em 2021 (Imagem: Google)
Calendário de pagamentos para Bolsa Família e saque do FGTS em 2021 (Imagem: Google)

A virada de mês é sempre um momento de organização e renovação no que diz respeito aos pagamentos de benefícios financiados pelo governo federal.

Para quem é do Bolsa Família em fevereiro, o ministério da cidadania passará a liberar a segunda parcela de 2021. Já no saque aniversário, o trabalhador terá direito de fazer apenas sua retirada anual.

Pagamentos pelo Bolsa Família

Considerado o principal projeto social do governo, o Bolsa Família deverá injetar novos bilhões na economia nacional. Com mensalidades a partir de R$ 89, o projeto passará a fazer seus pagamentos a partir da segunda quinzena deste mês.

A organização do calendário é a mesma tradicionalmente já conhecida. Isso implica dizer que o segurado deve conferir o número final de inscrição do seu NIS na hora de consultar a tabela de pagamentos abaixo.

Calendário Bolsa Família 2021: fevereiro

Final do NIS Dia do pagamento
1 11/02
2 12/02
3 17/02
4 18/02
5 19/02
6 22/02
7 23/02
8 24/02
9 25/02
0 26/02

 

Liberações pelo Caixa Tem

Ainda dentro do grupo do Bolsa Família é importante ressaltar que a partir deste mês um novo lote será incluso nas liberações pelo Caixa Tem.

Segundo os informes já concedidos pela Caixa Econômica Federal, os usuários de número final 3, 4 e 5 agora serão clientes da poupança digital.

A inclusão na ferramenta vem sendo feita desde dezembro de 2020, da seguinte forma:

  • Dezembro: beneficiários com NIS finais 0 e 9
  • Janeiro: beneficiários com NIS finais 6, 7 e 8
  • Fevereiro: beneficiários com NIS finais 3, 4 e 5
  • Março: beneficiários com NIS finais 1 e 2, e GPTE (Grupos Populacionais Tradicionais Específicos, que incluem indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua).

Para poder acessar os valores, basta se conectar no aplicativo Caixa Tem, sem precisar abrir uma conta na caixa. Ao instalar a ferramenta, o usuário deve informar seus dados de identificação pessoal como nome completo, data de nascimento e número do celular.

Será enviado um código de validação por SMS para o mesmo aparelho. Basta informar tais dígitos no Caixa Tem e a carteira digital ficará automaticamente disponível para uso. Por meio dela será possível efetuar pagamentos, fazer transferências e saque.

Calendário de pagamentos para Bolsa Família e saque do FGTS em 2021 (Imagem: Google)
Calendário de pagamentos para Bolsa Família e saque do FGTS em 2021 (Imagem: Google)

Saque aniversário pelo FGTS

Dando continuidade aos depósitos iniciados desde 2020, o governo federal irá ofertar os valores do saque aniversário. Nesse caso, os depósitos serão destinados apenas para os trabalhadores que aderiram a modalidade ao longo dos últimos meses.

Os valores variam de acordo com a faixa de renda do cidadão, sendo a parcela mínima de R$ 1.100, com base no atual piso nacional. Já no que diz respeito a organização dos depósitos, ela se dá mediante a data de aniversário, como diz o nome do programa.

Desse modo, em fevereiro, o benefício ficará disponível para os nascidos entre janeiro e fevereiro, conforme mostra a tabela abaixo:

Saque-aniversário FGTS 2021

Mês do aniversário Data de saque
Janeiro De janeiro a 31 de março
Fevereiro De fevereiro a 30 de abril
Março De março a 31 de maio
Abril De abril a 31 de junho
Maio De maio a 30 de julho
Junho De junho a 31 de agosto
Julho De julho a 30 de setembro
Agosto De agosto a 29 de outubro
Setembro De setembro a 30 de novembro
Outubro De outubro a 31 de dezembro
Novembro De novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022
Dezembro De dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022

Para esse grupo, o pagamento pode ser feito pelo Caixa Tem ou através de outra conta bancária desde que haja a mesma titularidade do segurado. Basta, na hora da solicitação do benefício, informar onde deseja que o valor seja depositado.

É válido ressaltar que, todo o valor debitado será reduzido do Fundo de Garantia do trabalhador, tendo em vista que se trata de um benefício não custeado pela União.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.