Três formas de usar FGTS, auxílio emergencial e Bolsa Família no Caixa TEM

O aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, é disponibilizado gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOs. Ele oferece uma série de possibilidades relacionadas a benefícios como o auxílio emergencial, Bolsa Família e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Três formas de usar FGTS, auxílio emergencial e Bolsa Família no Caixa TEM
Três formas de usar FGTS, auxílio emergencial e Bolsa Família no Caixa TEM (Imagem: Divulgação/Caixa)

Para cada benefício, há uma forma especial de usar o Caixa Tem. No caso do saque aniversário do FGTS e do auxílio emergencial, por exemplo, é possível realizar compras on-line usando o cartão de débito virtual do aplicativo. Ele é gerado automaticamente ao baixar a plataforma no smartphone.

Outra opção é fazer as compras através de um QR Code gerado pelo vendedor através da maquininha de pagamento do estabelecimento físico.

E não só isso. É possível também antecipar tanto o auxílio emergencial quanto o FGTS pelo Caixa Tem. Para isso, basta usar o saldo da poupança para fazer um boleto de depósito.

Essa alternativa acontece da seguinte forma: o usuário gera o boleto por meio do banco de sua preferência (podendo ser PicPay, Nubank, Mercado Pago, Banco Inter, entre outros); paga o boleto utilizando o aplicativo Caixa Tem; aguarda até dois dias uteis para ver o dinheiro em conta.

Também é possível sacar o dinheiro de forma antecipada pelo aplicativo Guiabolso. Ao baixá-lo gratuitamente, basta criar uma conta e adicionar os dados do cartão de débito virtual criado no Caixa Tem.

As transferências podem ser realizadas a qualquer hora do dia sem custo. O aplicativo, porém, limita a estratégia para os bancos: Banco do Brasil, Caixa (cartão virtual), Bradesco, C6 Bank, Santander, Sicredi e Banco Inter.

Todas as alternativas acima burlam o cronograma do Ministério da Cidadania para o auxílio emergencial. A intenção da pasta era que, primeiramente, o valor fosse creditado no Caixa Tem para que, dias depois, pudesse estar liberado para saque em espécie.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!