ENEM Digital 2020: Regras, estrutura da prova e funcionamento da 1ª edição

Pontos-chave
  • 96.086 mil estudantes estão inscritos no ENEM Digital 2020;
  • O ENEM Digital 2020 é um piloto para os próximos anos;
  • A previsão é que em 2026, o ENEM seja realizado apenas de forma digital;
  • Prova do Enem Digital 2020 terá questões diferentes da impressa.

O próximo domingo (31) é de aplicação de provas do ENEM Digital 2020 para 96.086 mil estudantes de todo o Brasil. Nesse ano ele ainda é um modelo piloto, mas o plano é que esse modelo seja o substituto das provas impressas.

ENEM Digital 2020: Regras, estrutura da prova e funcionamento da 1ª edição
ENEM Digital 2020: Regras, estrutura da prova e funcionamento da 1ª edição (Imagem/Reprodução: Google)

O Exame Nacional do Ensino Médio digital é um sonho no Ministério da Educação há alguns anos, mas só no ano de 2020 que ele de fato saiu do papel e foi para as telas dos computadores.

“Houve, no passado, tentativas [de fazer o Enem digital], mas foram descontinuadas. A decisão de fazer o Enem digital neste ano foi tomada em 2019. Estamos conseguindo agora tirar o teste do papel, literalmente. Estamos muito animados com o Enem digital”, afirmou Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A ideia do MEC e do INEP é que em 2026 o ENEM seja todo digital, com isso recursos de tecnologia poderão ser utilizados, e mais, o gasto diminuirá.

O valor da prova impressa por aluno é de R$ 117. Com a abstenção recorde de mais de 50% dos candidatos, o INEP registrou um desperdício de R$ 332,5 milhões.

Esse valor poderia ser muito menor se a aplicação já acontecesse de modo digital.

Regras do ENEM Digital 2020

ENEM Digital 2020: Regras, estrutura da prova e funcionamento da 1ª edição (Imagem/Reprodução: Google)
ENEM Digital 2020: Regras, estrutura da prova e funcionamento da 1ª edição (Imagem/Reprodução: INEP)

Qual a estrutura de prova do ENEM Digital 2020?

A prova do Enem Digital 2020 terá questões diferentes da impressa, mas os conteúdos e nível de dificuldade serão os mesmos.

O formato dela também deve ser o mesmo do exame impresso, ou seja, os candidatos serão submetidos ao seguinte esquema de aplicação:

1º dia

2º dia

“A gente procurou, nesse momento, simular no ambiente digital o que acontece no papel. Então, o aluno vai poder, por exemplo, ir na questão mais à frente, pode voltar. No final, ele vai marcar e quando der o sinal que finalizou a prova, o sistema trava o preenchimento do gabarito. Aí pronto, não vai mais poder mexer e a prova vai vir direto para o Inep”, disse o presidente do INEP.

Funcionamento do ENEM Digital 2021

O funcionamento deve ser bem semelhante à versão impressa. Os estudantes, nessa edição do exame, terão os portões dos locais de prova abertos mais cedo, 11:30 em vez de 12:00.

Os candidatos devem conferir previamente os locais de aplicação das provas diretamente na Página do Participante.

Dúvidas sobre a prova

Confira abaixo respostas para algumas questões baseadas em falas do presidente do INEP, Alexandre Lopes.

Não, nessa primeira aplicação INEP não disponibilizou o uso de câmeras, mesmo nas salas que já possuem alguma instalada.

Quando o tempo de prova se encerrar, ela terá transmitida via internet, será apenas nesse momento que os computadores serão conectados, mas por um curto espaço de tempo.

Os estudantes receberão folhas em branco em que poderão copiar suas respostas, caso queiram leva-las consigo.

A pandemia trouxe várias adaptações e novos gastos. Com isso, essa modalidade nesse primeiro ano está saindo bem mais cara que a versão impressa.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile