FGTS emergencial deve diminuir valor de saque para 2021

Brasileiros deverão ter acesso a nova parcela do saque emergencial. Diante da pressão para conceder a extensão do auxílio emergencial, o ministro da economia, Paulo Guedes, está buscando por outras opções para movimentar o mercado nacional. Entre as medidas previstas até o momento, avalia-se a possibilidade de transições pelo FGTS.

FGTS emergencial deve diminuir valor de saque para 2021 (Imagem: Reprodução/Google)
FGTS emergencial deve diminuir valor de saque para 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

Uma nova rodada de pagamentos pelo saque emergencial está entre as alternativas vistas pelo governo para garantir a rotatividade econômica do país.

Alegando estar sem recursos em caixa para financiar a extensão do auxílio emergencial, Jair Bolsonaro deverá permanecer usando os lucros do FGTS para minimizar os impactos da crise.

Novo saque emergencial do FGTS

Até o momento, as informações concedidas por fontes administrativas é que o benefício deverá ser concedido nos mesmos moldes de 2020. A ideia é que todos os brasileiros, com um saldo igual ou maior que o atual salário mínimo (R$ 1.100) consigam fazer retiradas nesta mesma quantia.

A organização do cronograma deverá ainda ser determinada de acordo com as datas de nascimento dos segurados e as transações precisarão passar primeiro pelo Caixa Tem, e na sequencia ficarão disponíveis para saque.

Utilizando o Caixa Tem para fazer o depósito, o governo consegue ainda aumentar os números da poupança nacional, mesmo que o cenário econômico não esteja positivo. Quanto maior o volume financeiro passado pela plataforma, melhores são os índices financeiros do país.

Valores e calendário de pagamento pelo FGTS

No que diz respeito aos valores a serem retirados, a estimativa é que as parcelas permaneçam fixadas com base no salário mínimo. Isso significa que cada cidadão terá direito de fazer uma retirada de até R$ 1.100.

No entanto, o ministro da economia pode ainda reduzir a quantia para minimizar os impactos na rentabilidade do FGTS. É válido ressaltar que quanto maior for o número de saques, menos atrativo se tornará os lucros pelo fundo de garantia, diminuindo então a projeção de serviços como financiamentos e mais.

A decisão final do governo deverá ser anunciada ainda no mês de fevereiro, podendo os pagamentos serem iniciados até o mês de junho. Para saber mais detalhes sobre as ações no FGTS fique de olho em nossa página exclusiva sobre.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.