Como funciona o cálculo da nota do ENEM? Entenda método diferenciado

Nos últimos dois domingos, 17 e 24 de janeiro, aconteceram à aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020 na versão impressa. A prova, que geralmente acontece em novembro, foi adiada para o início deste ano devido à pandemia.

Como funciona o cálculo da nota do ENEM? Entenda método diferenciado
Como funciona o cálculo da nota do ENEM? Entenda método diferenciado (Imagem: Reprodução/Google)

Após mais de um ano de preparação, os estudantes realizaram o ENEM 2020 e agora é a expectativa para saber como se saíram. É importante lembrar que o exame é constituído por 180 questões das áreas de ciências da natureza e humanas, matemática e português.

Além disso, os candidatos precisam, no primeiro dia, elaborar um texto dissertativo argumentativo. A prova de redação é uma nota a parte e é considerada a mais importante para aqueles que desejam ingressar no ensino superior.

Os gabaritos do exame impresso já foram disponibilizados no dia 27 de janeiro, pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A versão digital do ENEM ainda será aplicada nos dia 31 de janeiro e 07 de fevereiro.

O exame será sobre as mesmas áreas e com o mesmo quantitativo de questões e de tempo para fazer a prova. A única diferença é que, ao invés da prova impressa, o exame será realizado através de um computador, com exceção da prova de redação que continua sendo manuscrita.

Mesmo com a divulgação do gabarito não dá para saber a nota do exame, já que a média é realizada com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), ou seja, que considera a coerência de cada estudante na própria prova.

Dessa maneira, o sistema verifica se o candidato acertou as perguntas mais difíceis e, caso tenha acontecido, é esperado que ele também acerte as mais fáceis. Porém se isso não acontecer, o sistema entende que o estudante marcou as respostas por “chute”.

Caso isso seja identificado, a pontuação do candidato será menor, mesmo que tenha outro estudante que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado as consideradas pela equipe como mais fáceis.

Diante disso, a última alternativa é esperar o resultado do ENEM 2020 marcado para acontecer no dia 29 de março. Nesta data os candidatos também saberão a nota da redação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.