Passo a passo para pedido de reaplicação da prova do ENEM 2020

As provas impressas do ENEM 2020 já foram aplicadas. Agora, os estudantes que foram barrados ou tiveram intercorrências que os impediu de participar, têm até a próxima sexta-feira (29) para solicitar a reaplicação.

Passo a passo para pedido de reaplicação da prova do ENEM 2020
Passo a passo para pedido de reaplicação da prova do ENEM 2020 (Imagem/Reprodução: INEP)

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 apresentou um número recorde de abstenções, 55,3% dos candidatos inscritos não compareceram aos locais de prova.

Quem tem direito de solicitar a reaplicação do ENEM 2020?

A reaplicação é ofertada pelo INEP em alguns casos bastante específicos:

  • Para os candidatos que foram impedidos de participar da prova devido a superlotação das salas;
  • Quem não conseguiu fazer o exame por problemas de infraestrutura, como falta de luz;
  • Estudante diagnosticado com COVID-19 ou doença infectocontagiosa. Nesse caso, os pedidos já foram feitos e foram aceitas 13.716 solicitações.

Vale lembrar que todas as solicitações feitas serão analisadas e deferidas (atendidas) ou não.

Além dessas situações, os 160.548 estudantes do Amazonas e das cidades de Espigão do Oeste (969 estudantes) e Rolim de Moura (2.863 estudantes) em Rondônia.

Nessas cidades a aplicação havia sido suspensa por conta do avanço da COVID-19.

Apenas para esse grupo de estudantes não há necessidade de fazer a solicitação de aplicação da prova, pois ela já é garantida.

Como fazer a solicitação da reaplicação do ENEM 2020?

A reaplicação das provas deve acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro (terça e quarta). E os estudantes devem acessar a Página do Participante até a próxima sexta-feira, 29 de janeiro, para fazer a solicitação.

O candidato deve acessar o portal com seu CPF e senha, cadastrados em gov.com. No sistema, ele deverá fazer a descrição completa do quadro que o impediu de participar do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020.

Caso tenha sido doença, ele deverá, assim como foi solicitado aos estudantes com COVID, enviar em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB, o documento com seu nome e assinatura de um profissional de saúde que comprove a condição.

A recomendação do INEP é que as solicitações sejam feitas pela internet, mas é possível entrar em contato com o instituto pelo telefone: 0800 616161.

Continue bem informado, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.