Passo a passo para pedido de reaplicação da prova do ENEM 2020

As provas impressas do ENEM 2020 já foram aplicadas. Agora, os estudantes que foram barrados ou tiveram intercorrências que os impediu de participar, têm até a próxima sexta-feira (29) para solicitar a reaplicação.

Passo a passo para pedido de reaplicação da prova do ENEM 2020
Passo a passo para pedido de reaplicação da prova do ENEM 2020 (Imagem/Reprodução: INEP)

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 apresentou um número recorde de abstenções, 55,3% dos candidatos inscritos não compareceram aos locais de prova.

Quem tem direito de solicitar a reaplicação do ENEM 2020?

A reaplicação é ofertada pelo INEP em alguns casos bastante específicos:

  • Para os candidatos que foram impedidos de participar da prova devido a superlotação das salas;
  • Quem não conseguiu fazer o exame por problemas de infraestrutura, como falta de luz;
  • Estudante diagnosticado com COVID-19 ou doença infectocontagiosa. Nesse caso, os pedidos já foram feitos e foram aceitas 13.716 solicitações.

Vale lembrar que todas as solicitações feitas serão analisadas e deferidas (atendidas) ou não.

Além dessas situações, os 160.548 estudantes do Amazonas e das cidades de Espigão do Oeste (969 estudantes) e Rolim de Moura (2.863 estudantes) em Rondônia.

Nessas cidades a aplicação havia sido suspensa por conta do avanço da COVID-19.

Apenas para esse grupo de estudantes não há necessidade de fazer a solicitação de aplicação da prova, pois ela já é garantida.

Como fazer a solicitação da reaplicação do ENEM 2020?

A reaplicação das provas deve acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro (terça e quarta). E os estudantes devem acessar a Página do Participante até a próxima sexta-feira, 29 de janeiro, para fazer a solicitação.

O candidato deve acessar o portal com seu CPF e senha, cadastrados em gov.com. No sistema, ele deverá fazer a descrição completa do quadro que o impediu de participar do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020.

Caso tenha sido doença, ele deverá, assim como foi solicitado aos estudantes com COVID, enviar em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB, o documento com seu nome e assinatura de um profissional de saúde que comprove a condição.

A recomendação do INEP é que as solicitações sejam feitas pela internet, mas é possível entrar em contato com o instituto pelo telefone: 0800 616161.

Continue bem informado, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.