As inscrições dos estudantes para a seleção do SiSU 2021 deve começar em abril. Mas as instituições que desejarem aderir ao sistema, terão uma semana em fevereiro para se inscrever na oferta de vagas.
O Diário Oficial da última sexta-feira, 22, trouxe a publicação do edital com a importante informação sobre o prazo de adesão por parte das instituições de ensino ao SiSU 2021.
Adesão das Universidades ao SiSU 2021
As instituições públicas de ensino terão de 8 a 12 de fevereiro para aderir ao Sistema de Seleção Unificada de 2021.
Entre 17 de 23 de fevereiro deve ser o período de retificação das informações prestadas por elas.
Além disso, é de responsabilidade da instituição de ensino a descrição e divulgação das condições especificas para concorrência às bolsas.
Todo o processo de adesão é feito de forma virtual por meio do site SiSU Gestão. Enquanto que no Prouni e no Fies, o estudante ingressa em instituições particulares.
No Sistema de Seleção Unificada as instituições participantes são públicas, sejam elas universidades ou institutos federais.
A quantidade de vagas, os cursos e as condições específicas para concorrer a elas é de inteira responsabilidade da própria instituição de ensino a definição.
O sistema apenas cuida da divulgação das vagas disponíveis, inscrição e seleção.
SiSU 2021
Entre os programas federais de ingresso ao ensino superior, o SiSU 2021 é o único que terá já na sua primeira seleção o uso da nota do ENEM 2020.
Após a realização desse primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada, novos processos seletivos do Fies e Prouni devem ser abertos.
Nesse caso, com uso da nota do ENEM 2020. O edital completo do processo seletivo, com datas, regras gerais e demais informações, só deve ser publicado após a divulgação do resultado do ENEM 2020.
Como afirmou o Ministério da Educação por meio de nota oficial:
“Já o edital para o processo seletivo do Sisu, também referente ao 1º semestre de 2021, será publicado após a divulgação do resultado do Enem, em março, coincidindo com a conclusão do semestre letivo de 2020 de grande parte das instituições ensino superior públicas”.
Continue bem informado, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.