Foi bem no ENEM 2020? Veja em quais cursos pode se inscrever no SiSU 2021

As inscrições para o SiSU 2021 estão previstas para acontecer no mês de abril. O atraso é para os estudantes poderem usar a nota do Enem 2020 para tentar conseguir uma vaga nas universidades públicas. Estaduais ou federais.

Foi bem no ENEM 2020? Veja em quais cursos pode se inscrever no SiSU 2021
Foi bem no ENEM 2020? Veja em quais cursos pode se inscrever no SiSU 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deste ano irá oferecer vagas em cursos de graduação em universidades públicas, sejam elas federais ou estaduais. As vagas são para cursos presenciais e na modalidade de Ensino à Distância (EAD).

Serão realizadas duas edições, assim como é de costume, mesmo com o atraso no cronograma do programa. Dessa maneira, haverá as inscrições para o primeiro semestre e a outra para o segundo semestre.

Geralmente, o primeiro semestre acontece no mês de janeiro, porém, como o Enem 2020 foi aplicado no último domingo (17) e o resultado só serão divulgadas no mês de março, as inscrições para Sistema de Seleção Unificada foi adiada para abril.

O edital do programa ainda não foi divulgado, porém, de acordo com as edições anteriores os participantes devem se inscrever no site do SiSU e usar a nota do Enem de 2020. Dessa maneira, apenas os estudantes que fizeram o exame poderão se inscrever.

Além disso, é preciso que os candidatos tenham concluído o ensino médio e não tenham zerado a prova de redação. A inscrição é por meio do número de inscrição e senha do Enem 2020, sendo necessário confirmar os dados e escolher duas opções de cursos.

Na escolha dos cursos é importante definir a ordem de preferência, assim como escolher a modalidade de concorrência , ou seja, se irá concorrer às vagas na modalidade universal, cotas ou ações afirmativas.

Com o edital ainda não foi divulgado, não se sabe o quantitativo de vagas que serão disponibilizadas este ano. Porém, já se sabe que serão menos que em edições anteriores, já que algumas instituições optaram por não utilizar o SiSU como forma de seleção para este ano.

Nota de corte do SiSU 2021

A nota de corte é com base na sua média no exame, por isso, os inscritos devem acompanhar o sistema diariamente e escolher a melhor situação, na qual tem mais chances de conseguir uma vaga. Veja abaixo a nota de corte dos principais cursos:

  • Arquitetura e Urbanismo: 767;
  • Direito: 812;
  • Enfermagem: 744;
  • Engenharia: 770;
  • Jornalismo: 720;
  • Medicina: 814;
  • Nutrição: 731;
  • Odontologia: 759;
  • Psicologia: 789.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 7 anos. Esse ano começou a trabalhar como redatora e como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR e realiza consultoria de redação on-line.