Inscrições SiSU 2021: Calendário completo com início do processo seletivo

O Sistema de Seleção Unificada é a oportunidade de ingresso no ensino superior em instituições públicas sem realizar vestibular. As inscrições SiSU 2021 devem acontecer no mês de abril.

Inscrições SiSU 2021: Calendário completo com início do processo seletivo
Inscrições SiSU 2021: Calendário completo com início do processo seletivo (Imagem/Reprodução: Google)

Iniciar os estudos de nível superior na rede pública é o sonho de uma grande parte dos estudantes brasileiros. É exatamente para isso que serve o SiSU.

Ele possibilita que estudantes se inscrevam em Universidades Públicas de todo o país sem sair de casa. Recentemente, o MEC divulgou uma nota em que fala sobre os programas de ingresso.

“Em razão do adiamento da aplicação das provas do Enem de 2020, cujo resultado será divulgado em março de 2021, os processos seletivos do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), edições do 1º semestre de 2021, exigirão dos candidatos notas de edições do Enem anteriores à edição de 2020”, disse o Ministério sobre as seleções que acontecem esse mês.

O texto processe falando sobre o SiSU 2021, que diferente dos outros programas, terá o uso da Nota do Enem 2020.

“Já o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), previsto para ocorrer em abril, exigirá dos candidatos a nota do Enem de 2020, cujas provas ocorrerão em janeiro de 2021”.

Inscrições SiSU 2021: Calendário Completo

Já o edital para o processo seletivo do Sisu, também referente ao 1º semestre de 2021, será publicado após a divulgação do resultado do Enem, em março, coincidindo com a conclusão do semestre letivo de 2020 de grande parte das instituições ensino superior públicas”, confirmou o ministério na nota divulgada.

Ou seja, as datas completas e demais informações ainda não foram divulgadas pelo MEC.

O que se sabe é que a seleção e inscrições devem seguir o mesmo formato já usual. Ou seja, feitos de forma virtual.

E que após a realização da seletiva do SiSU 2021, novos processos seletivos do Fies e Prouni devem ser abertos.

A medida foi tomada após grande repercussão negativa gerada com a divulgação dos calendários do programa. Pois, será impossível usar a nota do Enem 2020 nos outros dois sistemas citados.

Nesses segundas seleções, após a divulgação da nota do exame, os candidatos poderão ingressar com o uso dela.

 Continue acompanhando a editoria de Carreiras do FDR

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.