ENEM 2020: Veja em qual horário MEC publicará gabarito oficial

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova mais aguardada pelos brasileiros em busca de uma vaga no ensino superior. Por conta da pandemia de covid-19, a prova foi adiada em 2020 e aconteceu este ano. Confira quando o Ministério da Educação (MEC) publicará o gabarito oficial do Enem 2020.

ENEM 2021: Veja em qual horário MEC publicará gabarito oficial
ENEM 2020: Veja em qual horário MEC publicará gabarito oficial (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A prova tradicional do Enem aconteceu hoje, 17 e a próxima fase está marcada para 24 de janeiro. A prova digital acontecerá mais tarde, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Essa novidade será feita somente por treineiros. Mais de 5 milhões de candidatos estão inscritos para o exame.

Por meio desse exame, os participantes terão como participar de programas do governo federal para ingressar o ensino superior. Os possíveis programas são o Programa Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

As provas podem ser realizadas por estudantes do ensino médio e quem já concluiu essa fase. Os participantes do 1º e 2º ano do ensino médio poderão participar do Enem como treineiros.

Alunos de supletivo e aprovados para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja) também poderão realizar as provas.

No primeiro dia de exame, a prova acontece das 13h30 às 19h. Haverá redação, 45 questões de Linguagem e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas.

No segundo dia, o horário será das 13h30 às 18h30. Serão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática. Vale ressaltar que os portões abrirão às 12h e serão fechados às 13h — horário de Brasília. Para evitar imprevistos, é recomendado chegar com antecedência ao local de prova.

Quando o MEC publicará o gabarito oficial do Enem 2021

De acordo com o edital do Enem, o gabarito oficial será divulgado na internet em até três dias após a realização do exame. Sendo assim, o gabarito oficial do exame tradicional estará disponível até dia 27 de janeiro. No caso do exame digital, as respostas serão divulgadas até dia 10 de fevereiro.

As informações poderão ser encontradas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e no aplicativo do Enem — disponível nos sistemas Android e iOS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.