Quando candidatos impedidos de fazer 1ª fase do ENEM 2020 participarão do Exame?

Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em meio a uma pandemia já é um preocupação grande para os participantes. Agora imagine chegar no local de prova e não poder realizar a prova. Foi o que aconteceu com diversos estudantes no último domingo, 19, primeiro dia de aplicação do exame.

Quando candidatos impedidos de fazer 1ª fase do ENEM 2020 participarão do Exame?
Quando candidatos impedidos de fazer 1ª fase do ENEM 2020 participarão do Exame? (Imagem Google)

Candidatos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo relatam que foram impedidos de fazer a prova por conta da lotação das salas.

Para esta edição, devido a pandemia, o Inep elaborou um protocolo de segurança contra a Covid-19 que entre outras coisas, reduzia o número de participantes nas salas para preservar o distanciamento social.

Em Curitiba, alguns alunos registraram boletim de ocorrência pelo acontecido. A atual edição do Enem está sendo marcada por manifestações contrárias a realização da prova

Quando estes participantes poderão fazer o Enem?

No Rio Grande do Sul, os participantes disseram que foram informados de que deveriam fazer as provas nos dias de reaplicação, em 23 e 24 de fevereiro, porém, eles não receberam nenhum comprovante que falasse sobre a mudança de data e por qual motivo.

Enem em meio a pandemia

As novas do Enem começaram a ser aplicadas no último domingo, 17, em 1.689 cidades segundo dados do do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), encarregado da prova. A segunda prova será aplicada no próximo domingo, 24.

Em 58 cidades, as provas não vão ser aplicadas. As suspensões foram determinadas pela Justiça em todo o estado do Amazonas (56 cidades) e em duas cidades de Rondônia (Espigão D’Oeste e Rolim de Moura).

Dos 5.687.397 inscritos na versão impressa do Enem 2020, 159.338 não realizaram o exame no Amazonas, 2.863 em Rolim de Moura (RO) e 969 em Espigão D’Oeste (RO).

A novidade desta edição é a versão digital que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para esta versão, estão inscritos 96 mil candidatos.

ENEM

O Enem é o maior vestibular do Brasil, e as notas obtidas pelos participantes são utilizadas para disputar vagas em universidades, e ter acesso a programas de bolsas (SiSu e Prouni), ou financiamento de mensalidade (Fies).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.