Recorde de abstenção no ENEM pode facilitar ingresso no SiSU, FIES e ProUni 2021

Enem 2021 registra o maior número de desistência dos últimos anos. Nesse domingo (17), foi realizada a primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Considerada uma das provas mais concorridas do país, registrou um índice de abstenção de 50,5%, podendo otimizar o ingresso no Sisu, Fies e Prouni para aqueles que se arriscaram e fizeram a avaliação.

Recorde de abstenção no ENEM pode facilitar ingresso no SiSU, FIES e ProUni 2021 (Imagem: Google)
Recorde de abstenção no ENEM pode facilitar ingresso no SiSU, FIES e ProUni 2021 (Imagem: Google)

Anualmente, milhares de estudantes brasileiros aguardam ansiosamente a edição do Enem para tentar uma vaga nas universidades públicas e privadas.

No entanto, com a pandemia do novo coronavírus ainda em circulação, o exame registrou um histórico índice de abstenção, o que deverá alterar os critérios de seleção nas instituições de ensino.

Conforme explicou o coordenador do curso Anglo, Madson Molina, o principal motivo para a ausência dos candidatos está relacionado a insegurança do Covid-19.

Com o país ainda registrando um alto índice de contaminação e mortes, parte significativa dos alunos optaram por não se arriscar.

Além disso, não se pode ignorar o fato de que o ano letivo de 2020 foi atrapalhado para os jovens. Muitos tiveram as aulas suspensas ou aderiram ao modelo online, sem grandes preparos para a aplicação do enem.

Impacto no Sisu, Fies e Prouni

Com o número de candidatos reduzidos, significa dizer que haverá uma boa porcentagem de aceitação para quem se arriscou e foi fazer a prova.

O professor acima explica que obtendo um bom desempenho, os estudantes poderão garantir a tão sonhada vaga tendo em vista que o número da concorrência será reduzido no SiSU, FIES e ProUni.

“Pode ocorrer, por exemplo, de alguma instituição não impor uma nota mínima para um determinado curso. Nesse caso, como a quantidade de vagas é fixa e tem-se uma população menor, é muito provável que a nota de corte abaixe”, afirma.

“Por outro lado, alguns cursos, como a Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), impõem nota de corte. Nesse contexto, não depende de quantos prestarão o Enem. Se o aluno não alcançar essa nota, ele não conseguirá nem se cadastrar para pleitear a vaga na instituição”, complementou.

É válido ressaltar que a prova ainda será aplicada ao longo das próximas semanas, para quem aderiu a modalidade online e também presencial. No entanto, espera-se que o número de participantes permaneça sendo menor que as versões anteriores.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.