Resultados do ProUni 2021 serão divulgados nesta terça (19); veja como acessar

O resultado da primeira chamada do ProUni 2021, que disponibiliza bolsas integrais ou parciais em universidades particulares, será divulgada nesta terça-feira (19). A segunda chamada só será divulgada no dia 1º de fevereiro.

Resultados do ProUni 2021 serão divulgados nesta terça (19); veja como acessar          
Resultados do ProUni 2021 serão divulgados nesta terça (19); veja como acessar (Imagem: Reprodução/Google)

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos acabaram na última sexta-feira (15) e, com isso, os candidatos agora aguardam o resultado. Devido ao adiamento do Enem 2020, os estudantes tiveram que usar a nota da edição passada.

A primeira chamada será divulgada amanhã (18) e a segunda chamada no dia 1º de fevereiro. Após essas datas, a plataforma permitirá que os candidatos que possuem interesse em concorrer às vagas dos desistentes se manifestem entre os dias 18 e 19 de fevereiro.

Com isso, no dia 22 de fevereiro será possível acessar a lista de espera. É importante lembrar que no ato da inscrição, os candidatos puderam escolher até duas opções de cursos. Os resultados, assim como a lista de espera, pode ser acessada no Portal do ProUni.

Requisitos ProUni 2021

O ProUni existe desde 2005 e foi criado com o intuito de ofertar bolsas integrais e parciais em universidades particulares. Para concorrer a uma vaga os candidatos devem ter obtido, no mínimo, uma média de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

Além disso, precisa se encaixar em uma das quatro categorias:

  • Ter cursado o ensino médio completo na rede pública; ou
  • Ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
  • Ter alguma deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, na educação básica (nesse caso não há requisitos de renda).

Apenas os professores da rede pública de ensino podem possuir diploma de ensino superior. Por esse motivo, não há o requisito de renda para essa categoria, já que a ideia é incentivar os professores a aperfeiçoar a sua metodologia de ensino ou aprimorar os conhecidos já adquiridos.

As demais categorias precisam, também, estar dentro dos requisitos de renda. Portanto, os estudantes que possuírem uma renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo poderão concorrer as bolsas integrais.

Os candidatos com uma renda maior, ou seja, entre 1,5 e três salários mínimos, só poderão concorrer às vagas para as bolsas parciais, ou seja, de 50% da mensalidade. Veja que, em ambos os casos, é necessário comprovar renda.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.