O último domingo (24) foi um dia muito importante para os estudantes brasileiros. Pois, foi o segundo e último dia de aplicação do ENEM 2020. Confira agora como foi esse dia de provas do exame que já havia apresentado alta abstenção na primeira fase.
Horas após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) fizeram uma coletiva de imprensa para comentar sobre a realização das provas.
Segurança no ENEM 2020
O Delegado Cléo Matusiak, coordenador-geral da polícia fazendária, instituição responsável pela segurança durante o exame, iniciou o balanço falando da garantia à honestidade da prova que foi feita pela corporação.
A segurança do Exame é feita em forma de parceria entre a polícia federal a as policias estaduais segurança municipal.
De modo geral, o que foi dito é que a segurança na prova foi garantida. E que, quanto a isso, os estudantes podem permanecer tranquilos, pois incidentes graves não foram registrados.
Balanço do INEP sobre o ENEM 2020
Quanto a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o presidente do INEP, Alexandre Lopes iniciou sua fala afirmando que não foram registrados incidentes e que a aplicação das provas ocorreu de forma tranquila.
Mais uma vez, o ENEM 2020 apontou uma abstenção recorde. Só no segundo domingo, 55.3% dos estudantes não compareceram aos locais de prova.
E 1.274 estudantes foram eliminados. Lembrando que esse número de refere à eliminação por diversos motivos (uso de impressos, elétricos que tocaram, entre outros) .
Reaplicação do ENEM 2020
Durante a coletiva, Lopes reafirmou que os estudantes que tiveram problemas quanto a aplicação do exame deverão solicitar a reaplicação.
Podem solicitar, além dos estudantes diagnosticados com COVID-19, e os que foram barrados no primeiro dia de provas.
Aqueles que, por causa de desastres naturais; falta de energia elétrica; falha no leitor de tela, para quem pediu este recurso ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, se sentiram prejudicados.
A solicitação deve ser feita no site do INEP entre 25 e 29 de janeiro. Os estudantes do Amazonas e das cidades de Espigão do Oeste e Rolim de Moura em Rondônia, não precisarão fazer a solicitação, pois a aplicação das provas já é garantida.
Continue bem informado, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.