ENEM Digital 2021: Local de prova, estrutura da prova e regras do COVID-19; saiba!

Pontos-chave
  • A aplicação do ENEM Digital 2021 está prevista para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021;
  • 96 mil estudantes devem participar dessa versão;
  • O formato da prova do Enem Digital deve ser o mesmo do exame impresso.
  • Para garantir a saúde de todos os envolvidos, algumas medidas de biossegurança foram criadas pelo INEP.

A aplicação do ENEM Digital 2021 está prevista para os dias em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, e 96 mil estudantes devem participar dele. Nesse ano ele funciona como piloto para adesão a esse tipo de aplicação nos próximos anos.

ENEM Digital 2021: Local de prova, estrutura da prova e regras do COVID-19; saiba!
ENEM Digital 2021: Local de prova, estrutura da prova e regras do COVID-19; saiba! (Imagem/Reprodução: Google)

Estamos inseridos em uma sociedade bastante tecnológica, praticamente tudo que usamos usa ou usou durante a fabricação a tecnologia.

Com a educação não poderia ser diferente, por meio do uso da tecnologia o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP pretendem aplicar o ENEM Digital 2021.

O que é o ENEM Digital 2021?

Ao contrário do que alguns podem pensar, essa modalidade de aplicação do exame não é algo novo. Ela vem sendo pensada desde o ano de 2015, mas só em 2020 que acabou saindo do papel.

O formato da prova do Enem Digital deve ser o mesmo do exame impresso, ou seja, os candidatos serão submetidos ao seguinte esquema de aplicação:

1º dia

  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Redação

2º dia

  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Assim como a estrutura, os conteúdos das provas também serão os mesmos, o que possibilita igualdade de condições aos participantes.

Aplicação do ENEM Digital 2021

Mesmo sendo uma prova online, os candidatos terão que se deslocar aos locais de aplicação.

O Cartão de confirmação de Inscrição já está disponível para consulta também de quem participará dessa modalidade.

O exame também acontecerá em dois domingos seguidos, 31 de janeiro e 7 de fevereiro. E os estudantes terão acesso a salas preparadas com todas as tecnologias necessárias para a realização da prova.

A única parte que será feita a mão é a redação, que deve seguir os mesmos moldes do Enem impresso.

Lave lembrar que, mesmo sendo uma prova virtual, os computadores utilizados não terão aceso a sites terceiros, mas apenas ao programa especifico das provas.

Um grande diferencial do Exame Nacional do Ensino Médio em sua versão digital deve ficar por conta da possibilidade do uso de recursos tecnológicos nas questões, como vídeos, áudios, infográficos e mais.

Além disso, os gastos devem diminuir com a adesão a essa forma, o que permitiria mais de uma aplicação do exame ao ano.

Nesse primeiro ano de Enem Digital ainda não foi possível oferecer acessibilidade na prova, mas a expectativa é de que com a adesão dessa forma de aplicação isso se torne algo possível.

ENEM Digital 2021: Local de prova, estrutura da prova e regras do COVID-19; saiba! (Imagem/Reprodução: Google)
ENEM Digital 2021: Local de prova, estrutura da prova e regras do COVID-19; saiba! (Imagem/Reprodução: Google)

Medidas preventivas no ENEM Digital 2021

Para garantir a saúde de todos os envolvidos, algumas medidas de biossegurança foram criadas pelo INEP. Confira quais são elas:

Uso obrigatório de máscara

Os participantes devem permanecer de máscara em todo o tempo de realização do exame. Será permitido que eles levem uma máscara extra, mas tanto ela, quanto a que o participante estiver usando serão vistoriadas.

“O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do exame, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020”, afirmou o INEP.

Higienização

O participante deverá higienizar com álcool em gel, que estará disponível, antes de entrar nos locais de prova.

Os estudantes deverão preservar o distanciamento, mesmo nos momentos de ida ao banheiro.

Locais de Prova

Os espaços, tanto dentro da sala de aula como fora, dos locais de prova serão higienizados antes e depois da aplicação das provas. Também serão organizados de modo que o distanciamento seja preservado, inclusive com marcações.

Estudantes dos Grupos de Risco

Por conta da pandemia algumas atitudes tiveram que ser tomadas para a realização do Enem 2020. Uma delas é a redução, ainda mais, do número de participantes em sala de aula desde que fizessem parte dos grupos de risco ao COVID-19.

Para esses candidatos, que tiveram que fazer a solicitação de atendimento especial, a lotação máxima será de 25%.

Capacitação

Além do curso habitual para os colaboradores do Exame, os trabalhadores do Enem 2020 também receberam informações de biossegurança.

Horário de abertura dos portões

Assim como ocorreu no primeiro dia do Enem impresso, os portões para os participantes do Enem Digital 2021 estarão abertos a partir das 11h:30m, ou seja, 30 minutos antes do habitual.

Continue bem informado, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.