INEP aplica 2ª fase do ENEM 2020 no dia 24; saiba o que levar na prova

No último domingo (17), o Ministério da Educação aplicou o ENEM 2020. Como a prova é aplicada em dois dias, amanhã (24) será a vez da segunda fase. Dessa vez, serão provas das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

INEP aplica 2ª fase do ENEM 2020 no dia 24; saiba o que levar na prova
INEP aplica 2ª fase do ENEM 2020 no dia 24; saiba o que levar na prova (Imagem: Reprodução/Google)

Na primeira fase os candidatos responderam 90 questões das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e fizeram a produção textual que é uma redação dissertativa-argumentativa.

Dessa maneira, a próxima fase só tem provas objetivas das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, sendo também 90 questões, ou seja, 45 para cada área do conhecimento.

Assim como no primeiro dia, os estudantes precisam estar atentos às obrigações, principalmente as adotadas devido à pandemia de Covid-19. Entre as regras exclusivas para este ano estão o uso de máscara de proteção e a higienização das mãos com o álcool em gel.

Outra recomendação do INEP é que os candidatos cheguem ao local da prova com uma hora de antecedência, para evitar aglomerações no momento da entrada. Por esse motivo, assim como no dia 17, os portões serão abertos às 11:30.

Os candidatos devem permanecer com a máscara durante todo tempo de aplicação do exame. O INEP e o Ministério da Saúde recomenda que sejam levadas máscaras extras para serem trocadas, após um longo período ou em uma eventual necessidade.

A identificação dos estudantes será realizada fora da sala de aula e, por isso, pode os ficais podem solicitar que os candidatos abaixem as máscaras. O distanciamento da fila irá respeitar 1,5 m. Esse distanciamento também será válido para as cadeiras.

Os estudantes de grupo de risco, como idosos, gestantes, lactantes e portadores de comorbidades, serão direcionados para salas especiais, com ocupação máxima de 25%. Essas novas medidas fazem parte das regras de biossegurança adotadas pelo MEC.

Além de tudo isso, é importante não se esquecer do básico, como caneta preta, documento de identificação com foto e o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2020 impresso.

Os candidatos que não puderam realizar o exame farão nos dias 24 e 25 de fevereiro e, portanto, não serão prejudicados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.