ENEM 2020: Lista de medidas do INEP para prevenção ao Covid-19

O primeiro dia de provas do ENEM 2020 é nesse domingo (17) e a expectativa é grande por parte dos estudantes. Essa edição do Exame Nacional do Ensino Médio traz algumas novidades, confira agora as medidas de biossegurança que serão adotadas.

ENEM 2020: Lista de medidas do INEP para prevenção ao Covid-19
ENEM 2020: Lista de medidas do INEP para prevenção ao Covid-19 (Imagem/Reprodução: Google)

Em meio a debates sobre a realização do Enem 2020 ou não no próximo domingo. O que se sabe é que 5,78 milhões de estudantes se inscreveram no exame que possibilita a inserção no ensino superior.

Pensando em assegurar a saúde desses estudantes, e demais envolvidos no Enem 2020, o INEP criou uma série de medidas de biossegurança.

Medidas de prevenção do Enem 2020

  • Geralmente a recomendação do INEP é para que os estudantes cheguem aos locais de prova mais cedo, com 1 hora de antecedência. Pensando nisso, e como medida para evitar aglomerações, os portões deverão ser abertos às 11:30, meia hora antes do habitual.
  • Os estudantes deverão permanecer de máscara em todo o tempo de realização do exame. A sugestão das autoridades é que uma máscara reserva seja levada. Pois, o tempo de permanência é muito grande.
  • Os candidatos serão identificados fora da sala de aula, e nesse momento pode ser solicitado pelo fiscal que eles abaixem as máscaras.
  • O distanciamento social continua, a limite mínimo a ser respeitado é de 1,5m.
  • Mais salas de aplicação foram contratadas, para fazer com que o número reduzido de participantes em cada uma seja possível.
  • Candidatos do grupo de risco (idosos, gestantes, lactantes e portadores de comorbidades) ficarão em salas especiais com 25% de ocupação apenas.
  • As salas serão higienizadas antes e após a aplicação das provas.

Lembrando que será permitida a entrada com alimentos, mas, como de costume, eles serão vistoriados pelos fiscais de prova.

Quanto aos questionamentos sobre o adiamento do Enem 2020 já que as aulas presenciais estão suspensas. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que o ambiente de aula e de aplicação do exame é bem diferente.

“Em ambiente de prova, as pessoas não vão poder falar entre si. As pessoas vão, como sempre em ambiente de prova, permanecer em silêncio. As pessoas não vão estar interagindo, trocando, elas vão sentar com espaçamento em silêncio e depois vão para as suas casas”, afirmou Lopes.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.