Enem 2020: Faça simulados usando provas antigas do Inep 

O Enem 2020 já está com data marcada e para se preparar para a prova, o Sistema Educacional Brasileiro (SEB) lançou o site Novos Alunos. Por meio da plataforma é possível estudar para o exame a partir das provas de edições anteriores do Enem. Tendo como base o estudo do que já foi aplicado na prova é possível garantir resultados positivos nas notas finais. 

Enem 2020: Faça simulados usando provas antigas do Inep 
Enem 2020: Faça simulados usando provas antigas do Inep (Imagem: reprodução/Google)
publicidade

As questões disponíveis no sistema do site são relacionadas a diversos assuntos e áreas do conhecimento. Nesse sentido, há uma grande quantidade de temas que podem ser abordados no exame. Alguns tópicos específicos acabam sendo recorrentes nas versões anuais do Enem. 

Na área de matemática e suas tecnologias, é possível que os candidatos encontrem, por exemplo, questões sobre porcentagem, funções, probabilidade e estatística. Já questões sobre matrizes são mais raras.

Já no caso de linguagens, códigos e suas tecnologias, os alunos poderão encontrar mais interpretação de textos e variações linguísticas do que regras gramaticais ou ortografia, por exemplo. 

Outra dica importante é que o estudante, caso tenha a oportunidade, realize as provas das edições anteriores do Enem. Com isso, a chance de comparar o que já foi cobrado anteriormente, aumenta. É possível relacionar um padrão de quais disciplinas estão presentes continuamente nas edições do Enem. 

Para encontrar as edições anteriores do Enem, basta acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira,o Inep. Lá é possível consultar e baixar as edições de 1998 a 2016 das provas do Enem e também os respectivos gabaritos (a partir da aplicação em 2009).

Fique atento às novas regras

Vá até o site , leia o edital, e verifique todas as regras. Isso será de grande ajuda para você entender como funcionam as disciplinas, a redação e o que é necessário para tirar uma boa nota e, quem sabe, garantir a tão sonhada vaga em um curso do ensino superior. 

Mais dicas para se preparar para o Enem podem ser acompanhadas diretamente em nossa página de Carreiras!

Datas 

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
  • Resultados: a partir de 29 de março

AvatarREDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.