Boleto do IPVA DF 2021 chega à casa dos contribuintes; saiba quanto vai pagar

Os moradores do Distrito Federal que possuem veículos automotores já podem se preparar para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. A Secretaria de Economia começou a enviar o boleto do IPVA DF 2021 aos contribuintes.

publicidade
Boleto do IPVA DF 2021 chega à casa dos contribuintes; saiba quanto pagará
Boleto do IPVA DF 2021 chega à casa dos contribuintes; saiba quanto pagará (Imagem: Reprodução/Google)

O pagamento do boleto do IPVA DF 2021 já pode ser feito em cota única ou, para quem preferir, parceladamente até o final do mês de fevereiro. Este ano, segundo os dados, o DF possui 1.330.048 veículos.

Porém, apenas 1.267.044 carnês do boleto do IPVA DF 2021 serão enviados. Essa diferença acontece por causa dos automóveis isentos, imunes ou que não pagam o tributo. Por exemplo, os veículos fabricados há mais de 15 anos não recolhem o IPVA.

publicidade

Segundo a Secretaria de Economia do Distrito Federal são isentos pessoa com deficiência, motofrete, taxista, estados e organismos estrangeiros e seus funcionários estrangeiros, transporte coletivo escolar ou público ou trator de roda, de esteira ou misto, veículo novo de pessoa físico ou sinistrado.

Os morados do Distrito Federal podem conseguir descontos com o Nota Legal. Porém, a Secretaria de Economia informa que quem optar pelo desconto não terá o abatimento incluído no carnê. Por isso, será necessário gerar um novo boleto diretamente no site.

A pasta também esclareceu que o Licenciamento Anual deve ser pago, pois esse não sobre desconto com a Nota Legal, já que é vinculada ao Departamento de Trânsito (Detran) de âmbito nacional.

O pagamento do IPVA pode ser em cota única ou parcelado em até três vezes. Quem opta pela ultima forma de pagamento terá a primeira parcela cobrada no mês de fevereiro. A segunda parcela terá o vencimento marcado para o mês de março.

Por fim, a última parcela vence no mês de abril. Cada parcela será de valor igual não podendo ser inferior a R$ 50. Dessa maneira, a Secretaria da Economia informa se o valor do IPVA seja inferior a R$ 100, será cobrado em cota única.

Cada pagamento é de acordo com o calendário do IPVA 2021 que considera o final da placa dos veículos. Veja abaixo como funcionar o calendário e quando você terá que efetuar o pagamento do boleto do IPVA DF 2021:

publicidade
Final da placa Parcela única ou Primeira parcela Segunda parcela Terceira parcela
1 e 2 22/02 22/03 26/04
3 e 4 23/02 23/03 27/04
5 e 6 24/02 24/03 28/04
7 e 8 25/02 25/03 29/04
9 e 0 26/02 26/03 30/04

 

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.