Enem 2021 registra o maior número de desistência dos últimos anos. Nesse domingo (17), foi realizada a primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Considerada uma das provas mais concorridas do país, registrou um índice de abstenção de 50,5%, podendo otimizar o ingresso no Sisu, Fies e Prouni para aqueles que se arriscaram e fizeram a avaliação.
Anualmente, milhares de estudantes brasileiros aguardam ansiosamente a edição do Enem para tentar uma vaga nas universidades públicas e privadas.
No entanto, com a pandemia do novo coronavírus ainda em circulação, o exame registrou um histórico índice de abstenção, o que deverá alterar os critérios de seleção nas instituições de ensino.
Conforme explicou o coordenador do curso Anglo, Madson Molina, o principal motivo para a ausência dos candidatos está relacionado a insegurança do Covid-19.
Com o país ainda registrando um alto índice de contaminação e mortes, parte significativa dos alunos optaram por não se arriscar.
Além disso, não se pode ignorar o fato de que o ano letivo de 2020 foi atrapalhado para os jovens. Muitos tiveram as aulas suspensas ou aderiram ao modelo online, sem grandes preparos para a aplicação do enem.
Impacto no Sisu, Fies e Prouni
Com o número de candidatos reduzidos, significa dizer que haverá uma boa porcentagem de aceitação para quem se arriscou e foi fazer a prova.
O professor acima explica que obtendo um bom desempenho, os estudantes poderão garantir a tão sonhada vaga tendo em vista que o número da concorrência será reduzido no SiSU, FIES e ProUni.
“Pode ocorrer, por exemplo, de alguma instituição não impor uma nota mínima para um determinado curso. Nesse caso, como a quantidade de vagas é fixa e tem-se uma população menor, é muito provável que a nota de corte abaixe”, afirma.
“Por outro lado, alguns cursos, como a Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), impõem nota de corte. Nesse contexto, não depende de quantos prestarão o Enem. Se o aluno não alcançar essa nota, ele não conseguirá nem se cadastrar para pleitear a vaga na instituição”, complementou.
É válido ressaltar que a prova ainda será aplicada ao longo das próximas semanas, para quem aderiu a modalidade online e também presencial. No entanto, espera-se que o número de participantes permaneça sendo menor que as versões anteriores.