Cartão SUS será necessário para tomar vacina da Covid-19? Veja como baixar

Nas últimas 24h, parte significativa da imprensa brasileira vem apresentando a realidade da Amazonas. Com centenas de pessoas morrendo por falta de oxigênio, a região está em estado total de calamidade. Na contrapartida, muitas dúvidas surgem quanto a vacina, como por exemplo se é preciso apresentar o cartão SUS. Abaixo, entenda sobre a obrigatoriedade do documento digital.

Cartão SUS será necessário para tomar vacina da Covid-19? Veja como baixar (Imagem: Google)
Cartão SUS será necessário para tomar vacina da Covid-19? Veja como baixar (Imagem: Google)

O Cartão SUS, inicialmente em versão impressa, agora pode ser também acessado pela internet. Através do Aplicativo do Sistema Único de Saúde a população consegue ter acesso aos serviços hospitalares, entre eles, as informações sobre a vacina contra o novo coronavírus.

A versão digital do Cartão SUS vem sendo utilizado como um meio de agilizar os processos de agendamento médico e exames. Além disso, por meio dele é possível repassar informações como pressão sanguínea, a evolução das taxas de glicemia, entre outras informações.

O Cartão SUS é obrigatório para a vacina do covid-19?

No que diz respeito a sua obrigatoriedade para tomar a vacina é preciso ficar atento. Há muitas noticias afirmando que o cidadão só poderá ser medicado caso apresente o registro no aplicativo, porém essa informação é falsa.

De acordo com os últimos informes concedidos pelo governo, a população poderá ser reconhecida na campanha de vacinação independentemente de estar registrada no Cartão SUS. Para poder ser medicado basta apresentar o número do CPF, carteira de vacina ou outro documento de identificação pessoal.

A plataforma servirá apenas como um meio de agilizar o registro daqueles que já estiverem vinculados a ela. Porém, não apresenta um caráter obrigatório.

Como baixar o cartão SUS?

O processo de instalação é simples. Basta ir até a loja de aplicativos do seu celular e digitar ‘Cartão SUS’. Feito isso, baixe a ferramenta no seu aparelho e na sequencia crie seu cadastro.

Nessa etapa, basta informar o nome completo, número do CPF e demais registros para poder fazer a conta.

A validação acontece de forma automática e são solicita a presença em até um posto do SUS. Com o app no celular, quando as vacinas ficarem disponíveis o cidadão poderá agendar o dia horário em que deseja ser medicado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.