Guedes defende vacinação contra a COVID-19 e libera recurso bilionário para iniciar 1ª fase

Após meses de espera, finalmente estamos próximos do inicio da vacinação contra a Covid-19. O ministro Paulo Guedes que considera esse como o capítulo mais importante no combate à pandemia, é a favor da liberação de R$20 bilhões para a campanha de imunização.

Guedes defende vacinação em massa e libera recurso bilionário para iniciar fase
Guedes defende vacinação em massa e libera recurso bilionário para iniciar fase (Imagem Google)

O ministro declarou que apoia a imunização opcional, porém, reforçou que a vacina é importante para a retomada da economia e que isso vai garantir um retorno seguro aos locais de trabalho presencias.

“É uma vacinação voluntária e o que o governo tem que fazer é disponibilizar todas as vacinas para a população de forma voluntária e gratuita. Qualquer brasileiro pode escolher a vacina que ele quer tomar, não paga pela vacina e escolhe a vacina se quiser tomar. (…) É o que nós precisamos para que a asa da saúde bata ao mesmo tempo da asa da recuperação econômica”, disse Paulo.

Auxílio Emergencial

O auxilio criado pelo governo em meio a pandemia foi elogiado por Guedes. Segundo ele, o país pensou em primeiro lugar na vida dos brasileiros no início da pandemia e foi capaz de colocar em prática um programa de transferência de renda mais rápido que diversos países. A criação do auxílio emergencial ainda promoveu a inclusão bancária através da tecnologia.

Mercado de trabalho

O programa de suspensão de contratos e de redução de jornada de trabalho também recebeu elogios dos ministro que o considerou importante para a preservação dos empregos formais.

Usando como base os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que contabiliza as contratações e demissões de postos com carteira assinada, ele afirmou que o Brasil pode encerrar 2020 zerando a perda de empregos registradas durante a pandemia do coronavírus.

Por fim, Guedes falou também sobre o programa de crédito que auxiliou cerca de 650 mil micro, pequenas e médias empresas. Outros setores como a aviação, também foram citados como exemplo na preservação dos empregos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.