Nas últimas 24h, parte significativa da imprensa brasileira vem apresentando a realidade da Amazonas. Com centenas de pessoas morrendo por falta de oxigênio, a região está em estado total de calamidade. Na contrapartida, muitas dúvidas surgem quanto a vacina, como por exemplo se é preciso apresentar o cartão SUS. Abaixo, entenda sobre a obrigatoriedade do documento digital.
O Cartão SUS, inicialmente em versão impressa, agora pode ser também acessado pela internet. Através do Aplicativo do Sistema Único de Saúde a população consegue ter acesso aos serviços hospitalares, entre eles, as informações sobre a vacina contra o novo coronavírus.
A versão digital do Cartão SUS vem sendo utilizado como um meio de agilizar os processos de agendamento médico e exames. Além disso, por meio dele é possível repassar informações como pressão sanguínea, a evolução das taxas de glicemia, entre outras informações.
O Cartão SUS é obrigatório para a vacina do covid-19?
No que diz respeito a sua obrigatoriedade para tomar a vacina é preciso ficar atento. Há muitas noticias afirmando que o cidadão só poderá ser medicado caso apresente o registro no aplicativo, porém essa informação é falsa.
De acordo com os últimos informes concedidos pelo governo, a população poderá ser reconhecida na campanha de vacinação independentemente de estar registrada no Cartão SUS. Para poder ser medicado basta apresentar o número do CPF, carteira de vacina ou outro documento de identificação pessoal.
A plataforma servirá apenas como um meio de agilizar o registro daqueles que já estiverem vinculados a ela. Porém, não apresenta um caráter obrigatório.
Como baixar o cartão SUS?
O processo de instalação é simples. Basta ir até a loja de aplicativos do seu celular e digitar ‘Cartão SUS’. Feito isso, baixe a ferramenta no seu aparelho e na sequencia crie seu cadastro.
Nessa etapa, basta informar o nome completo, número do CPF e demais registros para poder fazer a conta.
A validação acontece de forma automática e são solicita a presença em até um posto do SUS. Com o app no celular, quando as vacinas ficarem disponíveis o cidadão poderá agendar o dia horário em que deseja ser medicado.