Além da FORD outras DUAS empresas fecharão suas unidades no país; entenda impactos

Semana registra o fechamento de grandes empresas no Brasil. Além da Ford, há outras marcas que irão parar de operar em território nacional. Com o clima de instabilidade financeira e forte crise econômica, a varejista Foverer 21 anunciou o encerramento de suas atividades locais. Já o Banco do Brasil, informou que deverá demitir cerca de 5 mil funcionários.

Além da FORD outras DUAS empresas fecharão suas unidades no país; entenda impactos (Imagem: Google)
Além da FORD outras DUAS empresas fecharão suas unidades no país; entenda impactos (Imagem: Google)

Um dos principais efeitos econômicos do novo coronavírus tem sendo a dificuldade de manter o mercado. Seja no setor de alimentos, veículos, bancário ou vestiário, a verdade é que administrar empresas se tornou uma atividade com a margem de lucro ameaçada. Há quem consiga se manter, mas parte significativa vem optando por fechar as portas.

Forever 21 reduz operação

Logo após a Ford anunciar o encerramento das atividades de suas fábricas brasileiras, a Forever 21 informou que irá fechar suas 11 lojas na rede carioca de shopping centers Multiplan. A decisão foi motivada diante a necessidade de manter seus recursos.

É válido ressaltar que a empresa opera ainda em outras regiões do país, como São Paulo e Recife, onde até o momento deverá manter o funcionamento das lojas. Sobre sua saída do mercado carioca, informou que:

“A companhia já tem destinação para essas áreas, que são bem valorizadas. A atualização do mix dos lojistas é algo que acontece quase diariamente. Uma loja sai para dar lugar a outra”.

Com o encerramento das unidades locais no RJ e demais espaços operados pela marca Multiplan, espera-se que mais de 200 funcionários sejam demitidos. No entanto, até o momento, o número exato dos desligamentos não foi divulgado.

Banco do Brasil terá demissão em massa

Já o Banco do Brasil informou que estará fechando cerca de 361 de suas agências. A decisão prevê uma economia de R$ 535 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025. A marca informou também que deverá demitir cerca de 5 mil de seus colaboradores que deverão ser segurados mediante as leis da CLT.

De acordo com o informe, a ideia é dar ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento no país, o que significa operar com aproximadamente 347 agências a menos. Tais espaços, ainda segundo o banco, deverão virar pontos de atendimento.

“Com as medidas, o BB expande sua capacidade de assessoramento gerenciado aos clientes, ampliando o relacionamento e os negócios e potencializando a satisfação e a fidelização”, afirmou a assessoria.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.