MEC libera troca de curso financiado pelo FIES 2020 dentro DETAS condições

Estudantes que fazem uso do FIES 2020 podem trocar de curso, desde que sigam algumas regras estabelecidas pelo MEC. A portaria n° 535/2020 trouxe algumas novidades para os candidatos interessados na transferência.

MEC libera troca de curso financiado pelo FIES 2020 dentro DETAS condições
MEC libera troca de curso financiado pelo FIES 2020 dentro DETAS condições (Imagem/Reprodução: Google)

Desde 2010 o número de contratos firmados com o Fundo de Financiamento Estudantil aumentou 8,7%, segundo dados do IBGE.

Isso mostra que o brasileiro tem buscado cada vez mais dar continuidade aos seus estudos. E também busca estar inserido em boas instituições de ensino superior.

Novas regras para a transferência no Fies 2020

“A partir de agora, a mudança de curso, ou até mesmo de instituições de ensino, ensejará a necessidade de verificação de colocação, através da observância de uma nota de corte, estabelecida pela nota do ENEM do aluno que fora utilizada para adesão ao FIES, sendo obrigatório que seja igual ou superior à do último candidato aprovado no curso desejado através do FIES”, afirmou Martinho Cunha Melo Filho, advogado da AD Assessoria.

Vamos explicar melhor: quando o estudante se inscreve no Fies, ele faz uso da nota do Enem, é por meio dela que ele é selecionado. Agora, se o estudante quiser fazer a transferência, é a mesma nota que será analisada.

No caso da transferência, o estudante precisa ter uma nota maior que o último candidato selecionado para o curso que ele deseja ingressar.

A transferência pode ser feita tanto de curso quanto de instituição de ensino. O estudante só pode se transferir uma única vez por semestre. Mas não pode se transferir de instituição e de curso no mesmo semestre.

A troca de instituições só pode acontecer seguindo duas regras gerais: A Instituição de Ensino Superior precisa ter aderido previamente ao Fies 2020; e a devem ter candidatos já pré-selecionados no Fundo.

O processo de transferência é feito no sistema e com a aprovação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). A nossa dica é se informar bastante antes de optar por esse caminho, algumas empresas fornecem consultoria especializada nesse tipo de tramite.

Lembrando que as inscrições para o FIES 2021 começam em 26 de janeiro e vão até 29.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.