ENEM 2020: Cronograma, regras na pandemia e como acessar cartão de inscrição

Pontos-chave
  • O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998.
  • O exame acontece uma vez por ano e é formado por 180 questões.
  • Além da alteração no cronograma, a pandemia causou algumas mudanças no exame.
  • O Cartão de confirmação é um documento extremamente importante.

O ENEM 2020 acontece, finalmente, nas próximas semanas. A nota do exame é usada em programas como Prouni, SiSU, e Fies, além de servir como comprovação de conclusão do ensino médio.

ENEM 2020: Cronograma, regras na pandemia e como acessar cartão de inscrição
ENEM 2020: Cronograma, regras na pandemia e como acessar cartão de inscrição (Imagem/Reprodução: Google)

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998, primeiramente sua função era avaliar o desempenho dos estudantes que estavam concluindo o ensino médio.

Aos poucos percebeu-se que a prova poderia ser usada também para ingresso no ensino superior, então surgiram os programas federais que tratam disso.

O exame acontece uma vez por ano e é formado por 180 questões (distribuídas em 4 áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias) e uma redação.

ENEM 2020: Cronograma

Se estivéssemos em um ano “normal” as provas do Enem 2020 já teriam acontecido. Mas como o ano passado foi atípico, a aplicação do exame foi adiada. Confira abaixo como ficou o cronograma.

  • 5 de janeiro: Consulta ao Cartão de Confirmação de Inscrição
  • 17 de janeiro: Primeiro dia de aplicação do Enem impresso
  • 24 de janeiro: Segundo dia de provas do Enem impresso
  • 31 de janeiro: Primeiro dia de aplicação do Enem Digital
  • 7 de fevereiro: Segundo dia de provas do Enem Digital
  • Divulgação dos gabaritos das provas: Acontece em até três dias úteis depois da realização das últimas provas de cada modalidade (Impressa ou digital)
  • Data para o candidato acessar sua prova de redação: ainda não divulgada
  • 23 e 24 de fevereiro: Aplicação das provas para aos cidadãos privados da liberdade (Enem PPL)
  • Divulgação dos resultados do Enem PPL: 29 de março
  • 24 e 25 de fevereiro: Reaplicação do Enem 2020

ENEM 2020: Regras durante a pandemia

Além da alteração no cronograma, a pandemia causou algumas mudanças no exame.

Entre as medidas, está o uso obrigatório de máscara por parte de todos os envolvidos no exame, e durante todo o período de permanência nos locais de prova.

Os únicos momentos em que serão permitidos que as máscaras sejam abaixadas são a identificação para o fiscal e o momento em que o estudante se alimentar.

A recomendação é para que os estudantes levem uma máscara reserva, para o caso de ser necessário fazer a troca. Todas as máscaras deverão ser verificadas pelos fiscais de prova.

O Inep irá disponibilizar álcool em gel para uso dos participantes. A distância mínima de 1,5m deverá ser respeitada.

Haverá um número reduzido de estudantes em cada sala de aplicação do Enem 2020. Além disso, quem solicitou atendimento diferenciado por fazer parte do grupo de risco fará sua prova em uma sala diferenciada, com um número mais reduzido ainda.

As salas deverão estar bem ventiladas em todo o momento. Todas as medidas que o Inep adotou foram passadas aos fiscais, aplicadores e demais colaboradores durante o curso de capacitação à distância que eles participaram.

Como acessar o cartão de confirmação do Enem

O Cartão de confirmação é um documento extremamente importante para quem vai participar do Enem 2020.

Nele o estudante encontra além do local de prova, informações como língua estrangeira selecionada, atendimento especial solicitado (se for o caso), data e horário da abertura e fechamento dos portões.

A indicação é que o estudante imprima esse documento e leve consigo no dia da prova. Pois ele pode ser solicitado pelo fiscal juntamente com o documento de identificação com foto.

Veja agora o passo a passo de como acessar esse documento:

  • Entre em página do participante Enem;
  • Clique na opção “Entrar com gov.br”;
  • Uma nova página deve surgir em que será necessário inserir o CPF e a senha (aquela cadastrada no momento da inscrição no Enem);
  • Feito isso, o estudante será direcionado a uma à Página do Participante. Nela ele encontrará a opção “Local de prova” do lado direito da tela. Basta clicar nessa opção que ele será direcionado ao Cartão de Confirmação e terá acesso a todas as suas informações importantes no Exame.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.