Número de vagas do FIES 2021 foi divulgado pelo MEC

Na última quinta-feira (31), o Ministério da Educação (MEC) divulgou que serão ofertadas 93 mil vagas nos processos seletivos do FIES 2021. Para que esse número de vagas seja viável, há uma previsão de aporte no valor de R$ 500 milhões.

Número de vagas do Fies 2021 foi divulgado pelo MEC
Número de vagas do Fies 2021 foi divulgado pelo MEC (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Para os próximos três anos, serão oferecidas 279 mil vagas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Sendo assim, os anos de 2022 e 2023 também terão 93 mil vagas oferecidas, sob a condição de revisão prevista em norma do programa.

O Fies é um programa criado pelo MEC com o objetivo oferecer financiamento para ao acesso ao ensino superior em universidades privadas. O financiamento acontece, de forma prioritária, aos cursos de graduação.

O programa foi criado em 1999 e é ofertado em duas modalidades desde 2018 — por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Para concorrer às vagas oferecidas, o interessado deverá ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010.

Além disso, será preciso ter uma média aritmética das notas nas provais igual ou superior a 450 pontos, e nota acima de zero na redação. Outro requisito é ter uma renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Cronograma do Fies 2021 para o primeiro semestre

O período de inscrições para o processo seletivo do Fies para o primeiro semestre será do dia 26 de janeiro ao dia 29 de janeiro — até às 23h59. A divulgação dos resultados será no dia 2 de fevereiro.

As pessoas que forem pré-selecionadas em chamada única terão dos dias 3 a 5 de fevereiro para complementar a inscrição. Quem não estiver na lista dos pré-selecionados ainda poderá disputar uma das vagas oferecidas por meio da lista de espera. A inclusão para a disputa dessa fase acontece de forma automática.

A convocação pela lista de espera acontecerá do dia 3 de fevereiro ao dia 18 de março de 2021. Para ter acesso ao edital com o cronograma completo do processo seletivo do Fies, para o primeiro semestre, basta acessar a página do Fies.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.