Valor do seguro desemprego em 2021 também recebe reajuste; confira

Neste ano, o salário mínimo recebeu um aumento de 5,26%, saindo de R$1.045 para R$1.100. O salário base recebe o reajuste de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mas para 2021 o ministério da Economia ainda não fechou o índice. O seguro desemprego é um dos benefícios que irão receber aumento.

Valor do seguro desemprego em 2021 também recebe reajuste; confira
Valor do seguro desemprego em 2021 também recebe reajuste; confira (Foto:Google)

O que é o seguro desemprego?

O seguro é pago de forma temporária para ajudar os trabalhadores a se manter durante o período em que estiver em busca de novas oportunidades de se inserir no mercado.

Quem pode receber o seguro desemprego?

O primeiro critério para poder receber o benefício é o trabalhador ser demitido sem justa causa.

Ainda é preciso ter trabalhado pelo período de 18 meses antes de solicitar a primeira vez, se for a segunda o período deve ser de 9 meses. As outras solicitações devem respeitar 6 meses após as dispensas.

Quantas parcelas posso receber do seguro desemprego?

As parcelas pagas podem variar de 3 a 5 para os trabalhadores, dependendo do tempo trabalhado.

Como solicitar o seguro desemprego? 

O trabalhador deve solicitar o benefício por meio do portal do governo. Assim, o trabalhador deve fazer um cadastro para acessar o serviço, informando o CPF, nome, telefone e e-mail.

Uma outra forma de solicitar o benefício é utilizando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado em smartphones do sistema Android ou iOS. Saiba aqui como fazer.

YouTube video player
Sair da versão mobile