ENEM 2020: Como saber qual local de aplicação da prova? Confira aqui!

A data da prova do ENEM 2020 está se aproximando e o Inep divulgou os locais da aplicação para os candidatos. A consulta do local de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio pode ser feita no site do Inep na área do participante.

ENEM 2020: Como saber qual local de aplicação da prova? Confira aqui!
ENEM 2020: Como saber qual local de aplicação da prova? Confira aqui! (Imagem: Reprodução/Google)

O ENEM, geralmente, é aplicado no mês de novembro, porém, devido à pandemia de Covid-19 as provas foram adiadas. Dessa maneira, o ENEM 2020 será aplicado no mês de janeiro, em dois domingos consecutivos, sendo o dia 17 e o dia 24.

Este ano também haverá uma novidade, o Enem Digital que será aplicado em datas diferentes, nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro.

Ambas as provas seguirão o que já é de costume, ou seja, serão 180 questões divididas para os dois dias mais a redação.

No primeiro dia de aplicação os candidatos terão 5h e meia para responder 90 questões sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e fazer a produção textual que pede o gênero dissertativo-argumentativo.

No segundo dia de prova os estudantes responderão mais 90 questões das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias em até 5 horas. Os portões serão fechados às 13 (horário de Brasília).

Como saber o local da prova do ENEM 2020?

Assim como a emissão do cartão de confirmação, o local da prova está disponível no site do Inep. Siga as orientações abaixo para saber as informações divulgadas pelo Instituto:

  • Acesse a página do participante do Enem no Portal do Inep;
  • Clique em “Página do Participante – Entrar comgov.br”;
  • Você será direcionado para uma nova página;
  • Digite o seu CPF e clique em “Avançar”;
  • Digite a sua senha de acesso;
  • Responda ao captcha (teste para verificar se você não é um bot) e clique em “Enviar”;
  • Leia e concorde com a Declaração de Comparecimento;
  • A plataforma irá apresentar o seu cartão de confirmação, com dados pessoais, local de prova, horário e instruções;
  • Confira os dados e realize a impressão do documento.

Também há o aplicativo Enem que informa, detalhadamente, ao candidato as informações sobre o exame. Dessa maneira, o estudante que preferir pode usar essa ferramenta para saber sobre o seu local de prova.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.