ENEM Digital: Tire TODAS as suas dúvidas sobre o NOVO método do exame

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que, além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tradicional, as provas terão uma versão virtual. Confira mais detalhes sobre a novidade para o Enem Digital.

ENEM Digital: Tire TODAS as suas dúvidas sobre o novo método do exame
ENEM Digital: Tire todas as suas dúvidas sobre o novo método do exame (Imagem: Skitterphoto/Pexels)

O Enem digital estará disponível aos candidatos concluintes do Ensino Médio até o final do ano e quem já concluiu. Os participantes que precisam de atendimento especial e treineiros na prova não estão inclusos.

Vale lembrar que, apesar de serem digitais, essas provas serão feitas em computadores de locais estabelecidos pelo Inep. Sendo assim, o exame não será feito de casa.

Haverão 100.100 vagas, já preenchidas, para este formato de prova. Por ainda estar em fase de testes, o Ministério da Educação pretende aumentar o número ao longo dos anos. Para 2026, a intenção seria de aplicar o Enem de forma totalmente digital.

A prova

Os dois tipos de provas terão o mesmo formato. Haverá 180 questões, com 45 para cada matéria. As temáticas serão de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Além das perguntas, haverá uma redação, como já tem acontecido ao longo dos anos. As questões e a prova serão diferentes, por conta da diferença de aplicação entre a versão tradicional e a digital.

Apesar da diferença nas perguntas, a dificuldade e o tempo para a resolução será o mesmo. Por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o candidato terá o mesmo nível nas perguntas, independentemente do formato escolhido para a resolução do Enem.

Outro detalhe é que o estudante deve escolher uma das duas opções, sem a possibilidade de realizar a prova por ambas as formas.

Datas previstas para as provas

Anteriormente, o Enem aconteceria em novembro deste ano. Por conta da pandemia de covid-19, as provas foram remarcadas. As provas físicas estão previstas para acontecerem dia 17 e 24 de janeiro. Já o Enem Digital tem a data marcada para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.